Estará o mercado das criptomoedas prestes a quebrar a sua série de 10 semanas de perdas?

A incerteza regulamentar e a falta de transparência nas stablecoins fizeram com que os mercados de criptomoedas fossem negociados nos seus níveis mais baixos em 3 meses.

A capitalização de mercado total da criptomoeda caiu para US $ 1,02 trilhão em 15 de junho, seu nível mais baixo em três meses. Mas, embora a resiliência do mercado de derivativos e os ganhos de preço no final da semana em meio à incerteza nas reservas de stablecoins forneçam esperança para os touros, pode ser muito cedo para comemorar.

As condições regulatórias da criptografia se deterioram

Nas últimas semanas, assistimos a uma tendência de baixa alimentada pela incerteza regulatória. Na semana passada, o Bitcoin BTC e o BNB tiveram ganhos de 2.5%, mas o XRP caiu 5.2% e o Ether
ETH foi negociado em queda de 0.7%.

Estará o mercado das criptomoedas prestes a quebrar a sua série de 10 semanas de perdas?

Observe que o padrão longo de 10 semanas testou o nível de suporte em vários casos, sinalizando que os touros terão dificuldade em romper com a tendência de baixa, enquanto as condições regulatórias pioraram em todo o mundo.

Para começar, a bolsa de derivativos com sede em Nova York Bakkt está retirando Solana SOL, Polygon MATIC e Cardano ADA devido a recentes desenvolvimentos regulatórios nos Estados Unidos. A decisão segue os processos judiciais da semana passada movidos pela Securities and Exchange Commission (SEC) contra as trocas de criptografia Binance e Coinbase.

Mais recentemente, em 16 de junho, Binance foi objeto de uma investigação preliminar na França desde fevereiro de 2022. O braço da troca de criptografia com sede na França supostamente não conseguiu obter uma licença de operação e ofereceu ilegalmente seus serviços a clientes franceses. Além disso, a bolsa carecia de procedimentos Know-Your-Customer, de acordo com os reguladores.

Estará o mercado das criptomoedas prestes a quebrar a sua série de 10 semanas de perdas?

Também em 16 de junho, a Binance anunciou sua saída da Holanda, com os usuários sendo solicitados a retirar seus fundos o mais rápido possível. A decisão de sair do mercado holandês ocorreu depois que a bolsa não conseguiu obter uma licença de provedor de serviços de ativos virtuais (VASP).

Apesar do agravamento do ambiente regulatório de criptografia, duas métricas de derivados indicam que os touros ainda não estão jogando a toalha. No entanto, eles provavelmente terão dificuldade em quebrar a formação de preços de baixa para cima.

Derivativos mostram demanda equilibrada por alavancagem BTC, ETH
Os contratos perpétuos, também conhecidos como swaps inversos, têm uma taxa embutida que geralmente é cobrada a cada oito horas.

Uma taxa de financiamento positiva indica que os longs (compradores) exigem mais alavancagem. Ainda assim, a situação oposta ocorre quando os shorts (vendedores) exigem alavancagem adicional, fazendo com que a taxa de financiamento se torne negativa.

Estará o mercado das criptomoedas prestes a quebrar a sua série de 10 semanas de perdas?

A taxa de financiamento de sete dias para o BTC e o ETH é neutra, indicando uma procura equilibrada por parte de compradores (longs) e vendedores (shorts) alavancados que utilizam contratos de futuros perpétuos.

O BNB foi a única exceção, com os traders pagando até 1% por semana para apostas curtas, o que pode ser explicado pelos riscos adicionais após o escrutínio regulatório sobre a bolsa Binance.

Traduzido de: Cointelegraph.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.