Cripto Startups oferecem opção SIP para combater volatilidade

Planos de investimento sistemáticos de fundos mútuos (SIPs) permitiram geração de riqueza para muitos indianos. Agora, as startups de criptomoedas estão oferecendo produtos semelhantes…

Cripto Startups oferecem opção SIP para combater volatilidade
Planos de investimento sistemáticos de fundos mútuos. Imagem original de Goumbik por Pixabay editada por Bruno Rocha. Cripto Startups oferecem opção SIP para combater volatilidade.

Agora as Startups de cripto ativos estão oferecendo algo semelhante, aos investidores indianos. O que no longo prazo pode ajudar a domar a alta volatilidade nos preços dos ativos virtuais. Como funcionam os SIPs de criptomoedas? Quais são as principais diferenças entre eles e os SIPs de fundos mútuos?

Como funcionam?

Se você tivesse investido, digamos, 50.000 em Bitcoin em 2017, quando estava sendo negociado em 12 lakh, você teria que esperar apenas três anos para quebrar, porque o preço do cripto token caiu.

Mas se você tivesse vendido o ativo quando seu valor afundou quase 80% em 2019, você teria visto uma eliminação de capital quase total. Imagine que você tivesse conseguido manter seus nervos, o retorno do seu investimento de 2017 agora teria sido de cerca de 150%.

No entanto, se você teve uma oportunidade em 2017 de colocar a quantia 50.000 em Bitcoin de uma maneira escalonada, como em SIPs de fundos mútuos, o retorno agora teria sido de 350%.

Esse crescimento adicional em troca teria sido devido a investimentos recorrentes em cripto, independentemente das condições de mercado. Planos de investimento sistemáticos (SIPs) em fundos mútuos de ações também seguem esse princípio. O mercado de ações não pode ser cronometrado, por isso é melhor continuar investindo de forma consistente.

Cripto Startups oferecem opção SIP para combater volatilidade
Como funcionam os SIPs de criptomoedas? Quais são as principais diferenças entre eles e os SIPs de fundos mútuos? Imagem original de Megan Rexazin por Pixabay editada por Bruno Rocha. Cripto Startups oferecem opção SIP para combater volatilidade.

Quais as principais diferenças?

A montanha-russa do Bitcoin pode causar perdas extremas ou lucros extremos, dependendo de quando se entra no mercado. Existem várias rotas de investimentos em criptomoedas, incluindo a compra direta, fundos negociados em bolsas (ETFs) e produtos geradores de juros. Os produtos semelhantes ao SIP são outra forma de investir em ativos virtuais, com o objetivo de usar a volatilidade a seu favor.

Enquanto algumas startups chamam esses produtos de SIPs, outras usam termos como “plano de compra recorrente”. No entanto, os investidores devem ser cautelosos, pois esses produtos não são regulamentados, ao contrário dos SIPs de fundos mútuos, que são supervisionados pela Sebi (Securities and Exchange Board of India).

Não há necessidade de cronometrar o mercado

Cripto é um mercado 24/7 e é virtualmente impossível de se rastrear constantemente. Os players do setor disseram que há uma demanda crescente por produtos semelhantes ao SIP, de clientes que têm apetite por uma estadia de longo prazo, mas são avessos à negociação diária.

Investir através da rota SIP automatiza a disciplina, que é parte da construção de riqueza. Ele também remove o elemento de cronometragem do mercado e ajuda na média do custo do dólar, disse Edul Patel, CEO e co-fundador da plataforma de investimento cripto Mudrex, que lançou um produto semelhante ao SIP na semana passada.

A média do custo do dólar refere-se a investir uma quantia fixa de dinheiro em um fundo de investimentos, ações ou cripto ativos, em intervalos regulares e ignorando as flutuações no valor dos ativos. Isso resulta na compra de mais ativos quando o custo é baixo, reduzindo assim o custo médio por unidade, no longo prazo. O investimento em escalonamento também reduz os riscos.

Cripto Startups oferecem opção SIP para combater volatilidade
A ministra das Finanças, Nirmala Sitharaman, havia anunciado um imposto de 30% sobre os ganhos de criptomoedas. Imagem original de Steve Buissinne por Pixabay editada por Bruno Rocha. Cripto Startups oferecem opção SIP para combater volatilidade.

Como investir

É preciso abrir uma conta com uma exchange cripto ou plataforma de investimento que ofereça produtos semelhantes a SIP. Depois de enviar os detalhes do KYC (know-your-customer) online, pode-se carregar dinheiro na plataforma e iniciar um SIP em qualquer ativo virtual como Bitcoin ou Ether. Algumas empresas oferecem SIPs em uma cesta de tokens para ajudar aqueles que não rastreiam cripto ativos.

Em nível transacional, o processo é semelhante aos fundos mútuos. A diferença é o conceito de tempos de corte em fundos mútuos de ações. As criptomoedas são um mercado 24/7, não tem um tempo de corte, disse Patel. Ele acrescentou que, no back-end, a Mudrex envia as ordens para fazer parcerias de criptomoedas, que então preenchem as ordens de mercado.

Embora o investimento mensal seja uma frequência comum tanto em criptomoedas quanto em SIPs tradicionais, também é possível ter um SIP cripto diário, devido às flutuações extremas em seus preços. As exchanges de criptomoedas normalmente usam o UPI para pagamentos automatizados.

Não regulamentado, mas tributável

A ministra das Finanças, Nirmala Sitharaman, havia anunciado um imposto de 30% sobre os ganhos de criptomoedas, no orçamento que entrará em vigor a partir de 1º de abril. Embora a mudança tenha sido vista como uma aceitação dos investimentos em criptomoedas, ainda não há clareza legal.

Na ausência de proteção regulatória, os apoiadores de cripto ativos devem procurar opiniões de especialistas, antes de tomarem suas decisões de investimento.

Recentemente, o Conselho de Normas publicitárias da Índia (ASCI) introduziu diretrizes para publicidade e comercialização de cripto ativos, nos quais as empresas foram proibidas de usar as palavras “moeda”, “títulos”, “custodiante” e “depositórios” à medida que os consumidores associam esses termos a produtos regulamentados.

Fontes de pesquisa: The Times of India, Sebi e Mudrex.

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.