Criptomoeda e o futuro do futebol

A criptomoeda ao lado da blockchain está conquistando uma posição no futebol

A criptomoeda ao lado da blockchain é uma rede amplamente procurada e está conquistando espaço no mercado. A blockchain está sendo usada em muitos campos da vida cotidiana e está gradualmente assumindo o controle. É uma forma  protegida de banco descentralizado, tecnologicamente sofisticada e complexa. A blockchain possui um grande potencial para criar enormes oportunidades e também está ativamente conquistando uma posição no futebol.

Grandes clubes implementando criptomoedas

2019 foi um ano marcante, alguns dos principais clubes de futebol decidiram se alinhar à criptomoeda. Uma estrela do futebol como o atacante do Barcelona, Lionel Messi, se apresentou para promover diferentes projetos de criptomoeda e blockchain.

O primeiro grande clube da Europa a aceitar ativamente pagamentos de criptomoedas foi o Benfica, de Portugal. Em junho de 2019, o clube assinou uma parceria com a plataforma de pagamento UTRUST. Permitiu que os fãs comprassem mercadorias com criptomoeda, incluindo Bitcoin e Ethereum com sucesso. Em setembro de 2019, o Benfica vendeu ingressos através da plataforma para os fãs de Leipzig, e essa mudança foi aprovada.

Em outubro de 2019, o clube inglês Watford FC, tomou uma decisão incomum. Os jogadores tinham o logotipo do bitcoin nas mangas do kit. O conselho descreveu como uma ação para educar as pessoas sobre os benefícios do bitcoin. 

O clube alemão Bayern de Munique, também decidiu aderir ao sistema de criptomoedas assinando uma parceria com a Stryking Entertainment. Os oficiais do Bayern o descreveram como um grande salto em frente, e tornou-se possível adquirir vários itens colecionáveis ​​e cartões de jogador para competições online, através de fichas e moedas.

Em janeiro de 2019, a Juventus, com a ajuda do Socios.com, plataforma on-line, iniciou o Token Oficial de Fãs da Juventus. O principal motivo da campanha foi incentivar seus fãs a participar ativamente do comércio global de criptomoedas. Mais tarde, em agosto, o clube lançou seu token digital personalizado CHZ. O clube francês PSG também foi quem fez um acordo com o Socios.com

Um clube de futebol Premier Gibraltar United, ganhou notável atenção quando o proprietário Pablo Dana, declarou que pagaria seus jogadores por criptomoeda. Ele é um investidor em Quantocoin e acredita que é uma excelente maneira de combater a corrupção.

O clube inglês de futebol, Arsenal FC, também expressou a vontade de se envolver ativamente no sistema de criptomoedas e assinou o patrocínio com a CashBet. Vinai Venkatesham, que é diretor comercial do Arsenal, disse que é um prazer para o clube trabalhar com a CashBet.

O clube turco, Harunustaspor, declarou em janeiro de 2018 que se tornou o primeiro clube do mundo a assinar com sucesso um jogador usando criptomoeda. Uma transferência que foi realizada usando a blockchain.

Por que os clubes fazem suas criptomoedas?

Há muitas razões pelas quais os clubes optam por implementar a criptomoeda: Antes de tudo, é uma estratégia comercial que atrai milhares de fãs em todo o mundo e expande efetivamente a audiência global. Muitas pessoas usam ativamente a criptomoeda como forma de pagamento e a acham mais simples.

Em segundo lugar, serve como complemento para livrar-se de cartões de crédito e sistemas de caixa. A blockchain é um sistema mais robusto e descentralizado, que permite que seus clientes se sintam seguros o tempo todo. Quando os fãs esperam comprar kits de times ou ingressos para jogos, parece mais conveniente.

A terceira razão é que os clubes também querem erradicar qualquer corrupção e lavagem de dinheiro. Devido ao seu sistema impenetrável e praticamente inquebrável, os riscos e vulnerabilidades de qualquer tipo são completamente eliminados. Os clubes administrarão as questões de financiamento com segurança, sem falar no fato de que o patrocínio trará mais receita. 

Marcas relacionadas a criptomoeda regularmente se tornam parceiros oficiais de times de futebol. Eles fornecem uma experiência única e ainda estão em estágios iniciais para se desenvolver. 

Existem várias razões pelas quais os clubes optam por se alinhar com eles. É uma vantagem em termos de reputação, receita e simplificação. Cada vez mais equipes de futebol demonstram seu desejo de implementar estratégias de criptomoeda escolhendo ativamente as mais importantes. Entretanto, é difícil prever se leva tempo para se acostumar com isso, mas os clubes estão incrivelmente esperançosos de que realizem tudo com sucesso.

Imagem FreeVetor por Freepik.

Fonte: CryptoDaily

Foto de Mirian Romão
Foto de Mirian Romão O autor:

Graduada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-Graduada em Comunicação em Redes Sociais.

mirian_romao