“Criptomoeda FIAT”: o Banco Central da Índia planeja a Rúpia Digital

O banco central da Índia revelou que pesquisa sobre criptomoedas, pois busca uma alternativa digital à rupia fiat no futuro.

Faz pouco mais de um ano que o governo indiano impôs uma proibição abrangente de dinheiro físico, deixando quase 90% das notas da moeda oficial da Índia obsoletas durante a noite. O governo já anunciou a iniciativa “Cashless India” para ajudar a população do país a adotar pagamentos digitais, bancos e finanças, com o uso consciente do dinheiro.

Como a CCN informou em janeiro deste ano, um relatório oficial publicado pelas áreas de pesquisa do Banco Central da Índia (RBI), determinou que a tecnologia blockchain “amadureceu o suficiente” para suportar a digitalização da rupia indiana, a moeda fiat do país (moeda de confiança).

Leia maisPor que a geração Y segura Bitcoins para dias chuvosos

A especulação em relação a tais desenvolvimentos já foi confirmada por um alto funcionário do RBI. Falando em uma conferência FinTech, o diretor executivo da RBI, Sudarshan Sen, declarou, com citações relatadas pelo Economic Times:

No momento, temos um grupo de pessoas estudam as criptomoedas fiat. Algo que é uma alternativa à rupia indiana, por assim dizer. Nós estamos observando isso de perto.

O banco central não está interessado em moedas digitais não-fiat como Bitcoin

No entanto, o banco central não está interessado em moedas digitais não-fiat como Bitcoin. “No que diz respeito às criptomoedas não-fiat, acho que não estamos confortáveis”, afirmou Sen. “Bitcoins, por exemplo. Essa é uma criptomoeda privada “.

O RBI emitiu avisos públicos no passado, alertando os cidadãos e os investidores sobre o uso ou a adoção do bitcoin no país. Em uma declaração em março deste ano, o RBI declarou que não tinha autorizado ou licenciado nenhuma empresa para operar com bitcoin ou qualquer outra moeda virtual. A cautela pública foi essencialmente uma reavaliação de uma declaração similar de dezembro de 2013.

O crescimento significativo da indústria bitcoin da Índia compeliu o Ministério das Finanças do país a estabelecer um comitê de moeda digital intergovernamental encarregado de estudar e propor um quadro regulatório para a legalidade das moedas digitais na Índia.

Fonte: Cryptocoins News

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/