Criptomoedas têm que ser banidas, diz Executivo do Banco Central Europeu
Membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE) é contra as criptomoedas e diz que investidores estão presos em uma bolha
Os criptos ativos devem ser banidos se forem muito intensivos em energia, disse o membro do conselho do Banco Central Europeu, Fabio Panetta, em um discurso na quarta -feira que se somou às críticas anteriores do BCE às moedas digitais privadas.
Os investidores foram pegos na “definição de bolha”, atraídos pela promessa de preços sempre altos, disse Panetta em comentários que ecoam as críticas anteriores de que o setor não regulamentado é como um “esquema Ponzi” e um “Velho Oeste”, conforme foi divulgado pela Coindesk.
Embora o colapso da exchange cripto FTX tenha revelado falhas na contabilidade e no gerenciamento de riscos, Panetta disse que a cripto provavelmente “continuará a atrair investidores que procuram jogar” – uma atividade arriscada que ele deseja manter isolada das finanças tradicionais.
“É difícil ver uma justificativa para a existência de criptos ativos sem lastro no cenário financeiro”, acrescentou, dizendo que eles são muito voláteis e ineficientes para serem usados em pagamentos regulares.
O desastre da FTX provavelmente enviará os investidores para exchanges descentralizadas, disse ele – acrescentando que essas exchanges serão mais difíceis de regular e podem amplificar choques financeiros.
“Ativos criptos considerados como tendo uma pegada ecológica excessiva também devem ser banidos”, disse ele, em uma provável referência a plataformas como o Bitcoin, que usam um mecanismo de uso intensivo de energia conhecido como “prova de trabalho” para validar transações e proteger sua rede.
O ceticismo do BCE em relação às criptomoedas não é novidade. Dois funcionários disseram na semana passada que o Bitcoin (BTC) está no “caminho para a irrelevância”. Panetta está considerando se o próprio Banco Central deve emitir uma moeda digital e, na quarta-feira (07), ele estabeleceu alguns dos critérios para aplicativos e carteiras que usam o euro digital.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future