Crise na mineração atinge produtora de GPUs: Valor das ações da Nvidia cai 54%

A empresa está passando por uma “cripto ressaca”

Apresentando um cenário turbulento, recentemente a queda das criptomoedas afetou a lucratividade do setor de mineração, atingindo também produtores GPUs, como a Nvidia.

De acordo com dados, no quarto semestre de 2018 a companhia presenciou uma venda massiva de suas ações, reduzindo seu valor em mais de 50%. No período entre 2016 e setembro de 2018, o valor de mercado da empresa sofreu um salto de US$14 bilhões para US$175 bilhões, ao passo que a demanda por GPUs em inteligência artificial e mineração de criptomoedas cresceu.

Em maio deste ano, a companhia previu uma queda de dois terços na venda para mineradoras no segundo trimestre. Em novembro, um relatório apontou que as vendas de GPUs voltados ao blockchain praticamente desapareceram.

De acordo com Jensen Huang, CEO da Nvidia, os resultados de curto prazo da empresa são um reflexo do excesso de estoque após o boom das criptomoedas, acrescentando que a situação será corrigida.

O “buraco” deixado por este setor deixou a empresa com uma “cripto ressaca”, segundo o CEO. Após o desaparecimento da demanda, aparentemente os preços não diminuíram rápido o suficiente para atrair clientes que esperavam por valores mais acessíveis.

FONTE: COINTELEGRAPH