Crowdfunding vs Blockchain Crowdfunding

Em qualquer uma das duas opções, sabemos que a tecnologia empregada é inovadora, mas irei mostrar um pouco dos prós e contras e ver essa “briga”  Crowdfunding vs Blockchain Crowdfunding, e entender um pouco mais sobre.

O crowdfunding deu às pessoas a possibilidade de apoiarem umas às outras por meio de plataformas digitais e criou uma maneira de permitir que as pessoas pratiquem a caridade e o altruísmo. Por outro lado, as criptomoedas deram às pessoas a chance de se tornarem verdadeiras donas de suas finanças, de ter dinheiro em todos os lugares que vão e de aumentar a confiança por meio da blockchain.

Agora, o que chamamos de crowdfunding blockchain não é apenas a mistura entre o crowdfunding tradicional e o uso de criptomoedas, mas é a tecnologia subjacente que possibilita que todos participem de uma rede confiável e que possa oferecer segurança e possibilidades criativas como nunca antes.

Vou compartilhar com vocês alguns prós e contras, o contraste do crowdfunding tradicional e a nova onda de crowdfunding blockchain.

Contras

  • Risco de ser plagiado:

Um dos mais “desestimulantes” para muitas pessoas é que, se você divulgar um produto que ainda não está em operação por meio de crowdfunding, corre o risco de que outra pessoa o copie e lance antes de você. Pode ser um exagero para muitos, mas para qualquer startup já é suficiente para lidar com o custo de criar uma ideia e tentar vendê-la e seria muito mais problemático se eles não tivessem conselho para patentear suas ideias e garantir que não sejam roubadas.

 

  • Desafios do marketing:

Além disso, você deve ter algum conhecimento de marketing ou alguém que o aconselhe, pois você deve ter alguma atividade nas redes sociais e conhecê-las bem para divulgar seu produto, serviço ou negócio e fazer com que todos saibam que você está presente em uma plataforma de crowdfunding. Esta etapa é sempre difícil se você não tem uma pessoa ou equipe especial dedicada a ela ou se está sozinho tentando resolver um problema e precisa de ajuda urgente. Já que não estamos falando apenas em criar um projeto, mas até mesmo para caridade, alguém que não está nas redes sociais não pode alcançar tantas pessoas para ganhar seu apoio.

  • Falha pública e estresse:

Hoje em dia principalmente para startups ou empreendedores, o crowdfunding é sempre estressante, por depender do financiamento dos usuários podem ficar obcecados por crowdfunding, passar boa parte do dia verificando se sua receita aumentou ou se eles alcançaram uma meta. E, claro, como em qualquer campanha de crowdfunding, nossos rostos estão bem na frente do público, expostos ao julgamento e às críticas.

Prós

  • Dê a si mesmo a chance de ter sucesso:

Não é apenas um sonho, dar a si mesmo a chance de criar uma campanha de crowdfunding, especialmente por meio de blockchain e criação de tokens, pode permitir que você obtenha o capital necessário para transformar o negócio dos seus sonhos em realidade sem a necessidade de se inscrever em projetos de empréstimos.

Algo incrível sobre criptotransações ou crowdfunding por meio de tokens é que você também pode fazer microtransações. Pequenas doações podem começar a somar. Para o público das plataformas de crowdfunding, é sempre mais fácil doar uma pequena quantia do que uma grande.

  • Aumente sua popularidade:

Se você criar um token e sua campanha estiver navegando no mercado público, você saberá, com antecedência, se seu projeto foi bem sucedido ou não, já que você terá doadores iniciais que estão convencidos de seu projeto e lhe darão uma ideia do que é boas ou más e ajudam a avaliar suas vulnerabilidades e também seus pontos positivos, que serão, no final das contas, a chave do seu sucesso futuro.

Não posso esquecer que criar uma campanha também é uma forma de aumentar sua popularidade, pois você dá às pessoas a chance de conhecê-lo e aumenta sua exposição ao público. Além disso, por meio de tokens, você também pode incentivar as doações das pessoas com presentes ou serviços.

 

  • Tenha mais controle:

Uma das vantagens surpreendentes das criptomoedas e plataformas de crowdfunding baseadas em blockchain é o fato de que você tem controle sobre suas finanças como nunca antes. Troque-o por outras moedas, saque e economize para o futuro, leve com você para todo o mundo e tenha dinheiro em qualquer lugar. Plataformas  também permitem que você monitore o andamento do seu projeto a todo momento e saiba quanto dinheiro você está levantando todos os dias, quantos titulares existem, controlar seu mercado e preço, e também interagir diretamente com seus apoiadores.

Como você pode ver, o crowdfunding tem prós e contras, mas o crowdfunding baseado no blockchain já é uma versão aprimorada do crowdfunding tradicional, onde mais do que algumas vantagens são adicionadas. Incentivo você, se precisar de financiamento, a experimentá-lo, pois há uma chance de você ficar surpreendido e muitas pessoas apostarem em seu projeto.

Foto de Neidson Soares
Foto de Neidson Soares O autor:

Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.

neidson8