Crypto 101: Privacidade e segurança de dados em plataformas de criptomoedas
O envolvimento em criptomoedas deixou de ser uma atividade restrita à especialistas em tecnologia e intelectuais do Vale do Silício, para tornar-se um interesse do público em geral.
Esse crescente nível de interesse deu início a uma demanda por maior segurança nas plataformas de criptomoedas. Ninguém quer investir seu dinheiro e dividir seus dados em uma tecnologia que pode voltar-se contra o investidor, fornecendo dinheiro e informações à hackers.
Qual seria o significado de “Crypto 101”?
O algarismo 101, que está no termo “Crypto 101” pode ser utilizado como um adjetivo, em inglês. Com o sentido e/ou conotação de representar o básico, o elementar, o fundamental, etc. Este emprego tem sua origem nas universidades americanas, que denominam as matérias dadas no início dos cursos dessa mesma forma: Physics 101 (que seria algo como Física 1, Física Básica ou Fundamentos da Física), Calculus 101 (que seria algo como Cálculo 1, Cálculo Básico ou Fundamentos do Cálculo)… Crypto 101 segue este mesmo princípio.
O que significa que estamos falando sobre algo que deveria ser um conhecimento básico para quem pretende se aventurar no mundo das criptomoedas, principalmente como investidor. Crypto 101 seria o estudo básico da tecnologia das criptomoedas.
Uma expectativa de segurança que nem sempre é atendida
Com nossas vidas cada vez mais on-line, as pessoas têm uma expectativa maior de medidas de segurança mais rígidas, para manter nossas informações pessoais protegidas de olhares indiscretos. Embora provavelmente nunca haja uma experiência on-line perfeitamente segura, um alto nível de privacidade e segurança de dados consegue ser alcançado.
Crypto 101 Segurança & Crypto 101 Privacidade
Essas preocupações de segurança são compartilhadas por pessoas que pretendem mergulhar nas águas das criptomoedas.
Para muitos recém-chegados ao investimento em criptomoedas, a curva de aprendizado pode ser íngreme. Crypto 101 está aí para facilitar as coisas, trazendo cada tema em boa ordem de aprendizado.
Sem segurança não há investimento
Pode haver hesitação se as pessoas não se sentirem confortáveis com o nível de segurança em uma determinada plataforma de criptografia. Sendo mais provável que o investidor busque outra plataforma.
Consequentemente, é preciso haver um nível de confiança construído pelas plataformas para facilitar a mente das pessoas que estão começando na criptografia.
Segurança da Tecnologia Blockchain
Cyber criminosos, hackers e golpistas não conhecem limites ao tentar separar uma pessoa de seu dinheiro, e o interesse criminoso em ativos digitais não é diferente.
Uma pesquisa conduzida pela Barracuda, uma empresa de soluções de segurança habilitada para nuvem, revelou que aproximadamente 7.000 pessoas perderam mais de US$ 80 milhões devido a golpes de criptomoedas, entre outubro de 2020 e março de 2021. De acordo com a Federal Trade Commission, este é um aumento maciço de 1.100% em relação aos anos anteriores.
Crypto 101 tecnologia de blockchains
As criptomoedas operam na tecnologia blockchain, que em sua essência é usada para registrar trocas financeiras, sem a necessidade de verificação de terceiros. A própria crypto 101, o básico e essência da tecnologia blockchain já deveria funcionar de forma a deter hackers e cyber criminosos nefastos, que buscam obter informações privadas e/ou roubar ativos digitais.
Os dados adicionados à blockchain e criptografados são permanentes e imutáveis. Mesmo se alguém obtivesse acesso e alterasse qualquer informação armazenada nele, os outros registros permaneceriam intactos. O registro comprometido pode ser identificado e reparado. Assim, a tecnologia blockchain torna o investimento em criptomoedas extremamente seguro.
Mas a blockchain é 100% segura?
Essa segurança encontrada no blockchain não diz que os investidores em criptomoedas devem confiar inteiramente nele, descartando qualquer responsabilidade pessoal na proteção de suas informações ou ativos digitais. “Crypto 101: Segurança”, “Crypto 101: Privacidade” e “Crypto 101: Proteção de dados”, precisam ser um casamento entre as ferramentas disponíveis e os usuários.
Mashael Al Sabah, pesquisadora de segurança cibernética do Instituto de Pesquisa de Computação do Qatar, expôs as falhas de segurança que podem ser encontradas no blockchain em um artigo de 2018 do qual ela é coautora. O artigo mostrou que, simplesmente peneirando dados de blockchain de Bitcoin publicamente disponíveis e contas de mídias sociais, as identidades reais de investidores de criptomoedas e titulares de contas podem ser reveladas.
Portanto, embora a tecnologia blockchain não seja infalível, ela ainda pode mudar o jogo em termos de segurança de dados ou informações financeiras.
A segurança é uma responsabilidade pessoal
Mais do que nunca, as pessoas entendem a importância de protegerem suas informações privadas e protegerem seus ativos financeiros.
Sua hesitação inicial em experimentar criptomoedas pode estar na falta de compreensão da regulamentação por trás da moeda. Com o sistema bancário tradicional, as pessoas entendem melhor as medidas de segurança para proteger seu dinheiro. As águas ficam um pouco turvas quando se trata de criptomoedas.
As plataformas de criptomoeda usam alguns métodos de segurança com os quais a maioria dos usuários comuns da Internet está familiarizada, incluindo processos de autenticação de dois fatores. Essa familiaridade pode contribuir para uma falsa sensação de segurança, em pessoas novas em criptomoedas.
Fontes de pesquisa: Tech News World, Barracuda e Federal Trade Commission
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.