Cuidado com este scam envolvendo NFTs
A maior plataforma de NFTs do mundo é alvo de mais um golpe; veja o que os criminosos aprontaram dessa vez.
Anúncio falso
A exchange NFT OpenSea tornou-se, mais uma vez, algo de golpistas. Grandes players estão recebendo convites falsos a respeito de “grandes airdrops” na plataforma.
Um grupo de investidores cripto chamado CMS Holdings compartilhou em seu Twitter um aviso a respeito do scam. Contas falsas estão distribuindo links falsos da OpenSea por meio de um número de telefone estadunidense.
Caso a vítima clique no link, poderá instalar em seu dispositivo um malware que garante acesso irrestrito à MetaMask, uma das carteiras online mais utilizadas no momento.
Idk what db got leaked but I’ve gotten no less than 50 scam texts like this today pic.twitter.com/V17kFJNpf4
— CanMarketSecurities (@cmsholdings) May 23, 2022
- Veja também: OpenSea quer combater plágios em NFTs
Combate a fraudes
Apesar dos esforços dos criminosos, as principais carteiras Ethereum não custodiais já sinalizaram o golpe. Caso o usuário tente abrir o link e parear as informações com sua carteira, o mecanismo anti-pishing da MetaMask emitirá um alerta:
O número de golpes envolvendo criptomoedas e NFTs tem crescido: a própria CMS Holdings alega ter recebido 50 mensagens dos golpistas em questão de horas.
Além disso, o canal do Discord da OpenSea foi hackeado recentemente. Bandidos começaram a espalhar links maliciosos aos usuários, alegando tratar-se de uma espécie de parceria com o YouTube.
O suposto “NFT único” teria “utilidades especiais” criadas em parceria com a gigante do streaming.
Golpes comuns
Nos últimos meses, muitas pessoas têm recebido e-mails falsos a respeito da “validação das informações contidas na MetaMask, como KYC”, sob “pena de perder a carteira nos próximos dias”.
Recomenda-se nunca abrir e-mails de remetentes desconhecidos. Além disso, possuir uma suíte antivírus e antimalware pode ser essencial para evitar golpes bem elaborados.
Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.