Cura do coronavírus: jogadores estão sendo recrutados para ajudar em pesquisas vitais do Covid-19

Pesquisadores da iniciativa Folding@Home estão recrutando qualquer pessoa com poder de processamento ocioso disponível para ajudar na luta contra o Covid-19

Jogadores, mineradores de Bitcoin e outros grupos de pessoas entendidos em tecnologia estão sendo recrutados como novos recursos na batalha contra o Covid-19.

Um novo projeto liderado por um grupo de pesquisadores e biólogos da computação está conectando centenas de milhares de computadores de todo o mundo em uma tentativa de formar o ‘cérebro’ de um dos mais poderosos supercomputadores de origem popular que o mundo já viu.

Até o momento, mais de 400.000 usuários baixaram um aplicativo chamado “Folding@Home” que basicamente conecta sua máquina a uma rede e permite que os cientistas usem qualquer poder computacional ‘disponível’ para ajudar a acelerar a pesquisa para o tratamento do coronavírus.

O diretor Greg Bowman, professor de bioquímica e biofísica molecular da Universidade de Washington em St. Louis, explicou à AFP que a iniciativa é uma ótima maneira de as pessoas presas em casa ajudarem no esforço global de combate ao Covid-19.

Mas a tecnologia que o grupo está usando não é nova por si só.

O supercomputador virtual já existe há cerca de 20 anos e foi lançado originalmente na Universidade de Stanford, na tentativa de entender melhor a natureza das doenças e como elas se espalham.

A pesquisa se concentra especificamente no “dobramento de proteínas” – anomalias biológicas em patógenos que os tornam particularmente letais e contagiosos.

“As simulações nos permitem observar como cada átomo se move ao longo do tempo”, disse Bowman à AFP. “Nosso principal objetivo é buscar locais de ligação para terapêutica”, disse Bowman.

As pessoas em casa que desejam ajudar com os esforços – ajudando a rastrear a evolução do vírus e, eventualmente, ver como ele pode ser contido ou tratado – podem usar uma ampla variedade de tecnologia doméstica para ajudar na pesquisa.

Desktops, laptops e consoles PlayStation podem ser usados ​​para executar o processamento da iniciativa em segundo plano.

Se você tem uma plataforma poderosa ou um console parado nas prateleiras que não faz muito durante o dia, pode aprender como participar da luta e se inscrever no site do Folding@Home através desse link.

Neste ponto, qualquer esforço ajuda, certo?

Fonte: Daily Star

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.