Cybercafé no Vietnã se transformou em fazenda de mineração de criptomoedas por conta da pandemia

Diversas placas de vídeo RTX 3080 estão trabalhando sem parar

A Covid-19 teve um impacto devastador em muitas empresas, mas algumas sobreviveram por meio da articulação para gerar novas fontes de receita. Para um cybercafé no Vietnã, a resposta foi mudar para a mineração de criptomoedas.

Como tweetado por @I_Leak_VN (via VideoCardz), a Internet Café Computer Star tem uma configuração impressionante, incluindo uma série de placas gráficas RTX 3080 – o que não é surpreendente, já que é de propriedade de uma loja de informática. O local possui três andares de diversão com jogos, mas parece que a pandemia causou uma queda nos lucros.

“Quando a COVID atacou meu país novamente e esta foi a ideia das mentes malucas do grande CafeNet.”

Em um post no Facebook, a empresa diz que está mudando seu modelo de negócios de um cybercafé para uma operação de mineração, pois “os lucros são maiores”. De acordo com a tradução do Google, a postagem menciona “Transformando os negócios na pandemia”, então a mudança parece ter sido motivada pela Covid-19.

Com o preço de criptomoedas como Ethereum e Bitcoin atingindo níveis recordes, e muitas empresas – mesmo aquelas não sujeitas a restrições de lockdown- sofrendo o impacto econômico da pandemia, isso parece uma jogada astuta, especialmente porque os PCs podem estar constantemente minerando.

Mineração de criptomoedas – RGB style

 

A outra vantagem é o fornecimento de cartões RTX 3080. As GPUs Ampere são especialmente eficientes na mineração, como mostrado pelos mineradores de Ethereum que compram notebooks com as placas mais recentes da Nvidia diretamente dos fabricantes.

O aumento do preço das criptomoedas e a escassez de chips empurraram o mercado de GPUs para cada vez mais perto dos maus velhos tempos do final de 2017/início de 2018, quando as placas gráficas eram quase impossíveis de encontrar e aquelas que estavam no mercado custavam uma fortuna. A próxima entrada na série Ampere, a RTX 3060, chega na próxima semana com um preço sugerido de $ 329, mas mesmo as pré-encomendas são até 75% mais caras do que esse preço.

Fonte: Techspot

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.