CZ diz que uma fake news foi responsável pela queda do Bitcoin

CEO da Binance, CZ, diz que fake news relacionada a Binance foi a razão para o preço do Bitcoin cair para US $ 6700

Na quinta-feira, surgiram relatos de que um escritório da Binance em Xangai havia sido invadido pela polícia local e posteriormente foi fechado. O CEO da exchange de criptomoedas, Changpeng “CZ” Zhao, refutou as alegações desde então, dizendo também que esse tipo de notícia prejudicou o preço do Bitcoin nos últimos dois dias.

Binance pode processar o The Block

O meios de comunicação de criptomoedas, The Block, informou em 21 de novembro que o escritório de Binance em Xangai havia fechado devido a uma operação das autoridades. Segundo fontes da agência de notícias, entre 50 e 100 funcionários e executivos trabalhavam fora do escritório.

CZ, CEO da Binance, refutou essas alegações, dizendo que “não havia polícia, nem invasão, em nenhum escritório”.

https://twitter.com/cz_binance/status/1197673244452478976?s=20

Isso rapidamente causou uma tempestade na comunidade de criptomoedas e se tornou um dos tópicos mais discutidos nos últimos dois dias, especialmente após a recente ação de preço do Bitcoin.

Zhao afirmou inúmeras vezes que os relatórios errôneos prejudicaram a reputação da Binance e já expressou suas intenções de levar o The Block ao tribunal.

Além disso, CZ também disse que essa fake news causou danos ao preço do Bitcoin. De fato, o Bitcoin caiu ontem, começando o dia acima de US $ 8.000 e registrando uma baixa de quase US $ 6.700. Isso marcou um declínio diário de cerca de 17%. Desde então, o preço se recuperou um pouco e atualmente é negociado a US $ 7.324.

https://twitter.com/cz_binance/status/1198092367103807493?s=20

Isso seria o suficiente para uma queda de preço de 17%?

Quer as notícias sejam reais ou falsas, qualquer meio de comunicação respeitável deve entender a arma que está segurando. Confiar em fontes não verificadas pode, de fato, causar pânico devido ao efeito de bola de neve que as notícias virais podem ter.

No que diz respeito a se isso sozinho pode ser o gatilho para a grave queda de preço que o Bitcoin viu no dia anterior, na minha opinião, outras razões como as notícias sobre a proibição de criptomoedas chinesas têm mais probabilidade de ser a causa.

Hoje, felizmente, essa não é mais a situação. A Binance é, de fato, a maior exchange de criptomoedas, mas não devemos esquecer que ela migrou da China há muito tempo e agora está sediada em Malta.

A exchange também abriu escritórios menores em todo o mundo no ano passado. Portanto, mesmo que as notícias fossem precisas, é difícil imaginar que invadir um escritórios vazio poderia fazer com que o Bitcoin caísse mais de US $ 1.500 em apenas um dia.

Isso poderia ter sido verdade sem dúvida se estivéssemos no ano de 2014 e o nome da exchange não fosse Binance, mas a Monte. Gox. Nos primórdios do comércio de criptomoedas, o Monte. A Gox conquistou quase todo o mercado, portanto, qualquer notícia negativa sobre a plataforma teria um efeito fatal no Bitcoin. Nos dias seguintes a queda da Mt. Gox, o preço do Bitcoin caiu mais de 70%.

No entanto, é essencial aproveitar esta oportunidade como um meio de comunicação e enfatizar a importância da verificação de fatos. É imperativo confiar apenas nas fontes verificadas quando se trata da precisão de qualquer notícia publicada. No mundo de hoje, não é preciso muito para causar muitos danos, especialmente com fake news.

Fonte: CryptoPotato

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.