Dados mostram que ICOs desaparecerão em 2020

ICO em queda no mercado

A oferta inicial de moedas (ICO) está praticamente morta, novos dados que cobrem os últimos dois anos do fenômeno de captação de recursos de criptomoedas foram concluídos.

Reunidos pela empresa de análise de criptomoedas LongHash e publicados em 1º de outubro, os números deprimentes confirmam o que muitos já suspeitavam: as ICOs não são mais lucrativas.

Sua fonte original era o site de rastreamento ICO Watch, que desapareceu desde que a LongHash os reuniu em agosto.

Exemplos da extensão do declínio das ICOs estão por toda parte. De um pico de mais de 160 projetos programados para fechar somente em janeiro de 2018, para outubro deste ano, esse número é zero.

Também não era esperado que nenhum deles fosse concluído em agosto, enquanto novembro de 2019 deveria ver um único esquema concluir suas atividades de financiamento.

“Mesmo após o início do mercado em baixa em janeiro de 2018, as ICOs ainda estavam com uma taxa alta, mas em 2019 o fluxo de projetos havia diminuído para quase nada”, resumiu LongHash.

Em termos de dinheiro arrecadado, surge uma história semelhante. O total para 2019 deve ficar em torno de US $ 338 milhões – ou seja, 95% menos que em 2018.

Medos de longa data confirmados

A morte lenta das ICOs se tornou uma certeza para os comentaristas meses antes.

Apesar da queda do mercado de criptomoedas em 2018, novos desafios, como conformidade regulatória, tornaram quase impossível para as ICOs seguirem.

Em julho, os dados mostraram que, embora o total de ICOs tenha captado quase US $ 12 bilhões, mais de 800 novos tokens eram inúteis.

O ICO Watch pintou uma imagem idêntica, suas listagens mostrando um grande número de moedas sendo negociadas a US $ 0.

No entanto, analisando os projetos posteriores, parece que em 2019 recebeu fundos médios mais altos, apesar dos números decrescentes. A atividade deste ano levantou US $ 6,8 milhões, em média, enquanto a média de 2018 foi de apenas US $ 131.814.

Para a LongHash, no entanto, é tarde demais.

“Não seria uma surpresa ver o modelo de ICO desaparecer completamente em 2020”, concluíram os pesquisadores.

Tempo difícil para o mercado de criptomoedas

Não são apenas as ICOs que sofreram. As ferramentas que foram apresentadas anteriormente para substituí-las – a oferta inicial de troca (IEO) e a oferta de token de segurança (STO) – também caíram em tempos difíceis.

Mais uma vez, as regulamentações vêm à tona: os IEOs e os STOs exigem procedimentos de conformidade demorados e verificação dos participantes.

Até as consequências da retaliação dos reguladores irritaram o setor. Nesta semana, a multa de US $ 24 milhões da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, do proprietário da EOS Block.one, provocou uma raiva especial.

A Block.one levantou US $ 4 bilhões em sua ICO de 2017, mas foi multada em apenas US $ 24 milhões pelas vendas de títulos não registrados.

Fonte: Bitcoinist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.