David Chaum lança app que traz acesso antecipado ao Elixxir

O inventor do dinheiro digital, David Chaum, está empolgado por fazer as pessoas testarem e usarem o trabalho de sua vida, o Elixxir

A plataforma de mensagens e pagamentos baseada em blockchain Elixxir – criada pelo padrinho das criptomoedas, David Chaum – mudou para alfa público. No sábado, o aplicativo Prelixxir foi lançado discretamente no iOS e no Android, para fornecer acesso à rede de testes, que deve entrar em operação em alguns meses.

O novo aplicativo finalmente permitirá que aqueles que estão acompanhando o projeto ponham as mãos no aplicativo, bem como notícias sobre ele, em um modo de teste limitado. A equipe espera que o alfa mostre que o Elixxir é fácil de usar e pronto para adoção do consumidor; Seu objetivo é levar dezenas de milhares de pessoas a bordo, para coletar feedback.

De muitas maneiras, o projeto ambicioso é apropriado ao trabalho da vida de Chaum. Chaum, 64 anos, é uma lenda da comunidade cypherpunk, inventou uma forma inicial de dinheiro digital chamada DigiCash, em 1990.

O Elixxir tem como objetivo enfrentar o “problema dos metadados”, como Chaum coloca. Ele diz que a própria Internet sofreu uma queda da graça nos primeiros dias em que os protocolos de mensagens estavam sendo estabelecidos. Com a pressão do governo dos EUA, foi tomada a decisão de deixar os dados de roteamento – remetente, destinatário e hora do dia, entre outras coisas – sem criptografia, em texto simples.

Elixxir pretende desfazer tudo isso, usando as chamadas “redes de mixagem”, uma tecnologia de Chaum que foi pioneira no início dos anos 80 e que ele melhorou nos anos seguintes. As redes mistas redirecionam as informações das mensagens à medida que elas viajam do remetente para o destinatário, de forma que os metadados não possam ser acessados por nenhuma parte.

E isso, diz Chaum, fornece privacidade máxima.

“Elixxir é a única plataforma de proteção de metadados que existe e certamente a única baseada em blockchain”, disse Chaum. “As mensagens e os metadados precisam ser protegidos para recuperar o controle sobre a mídia social das pessoas centralizadas que nos espionam e ganham mais dinheiro do que qualquer um que tenha feito na história em uma única empresa”.

Chaum aponta para o amplo balanço de como os gigantes das mídias sociais, como o Facebook, foram percebidos durante a década passada: “A mudança do amor do público pelas grandes empresas de tecnologia para ‘nós os odiamos, eles estão roubando nossas coisas, nós não ‘não confie neles’ aconteceu em um tempo incrivelmente curto.”

O Prelixxir é um precursor de um dapp que será lançado quando a rede Elixxir entrar em operação. Como tal, o dapp será resistente à censura e qualquer pessoa poderá acessá-lo. Entretanto, o Elixxir precisa trabalhar dentro das restrições dos atuais gigantes da mídia. Como resultado, para usuários do iOS, os testes serão realizados em uma plataforma separada, de acordo com as diretrizes da Apple Store.

Elixxir está temporariamente se curvando à vontade dos gigantes da tecnologia, mas está fazendo isso para se libertar.

Fonte: Decrypt

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.