David Marcus, do Facebook, responde a críticos da Libra

Marcus responde sobre soberania monetária e assegura sobre intenções da Libra

David Marcus, chefe da Calibra do Facebook – a entidade criada pelo Facebook para fornecer serviços financeiros, incluindo uma carteira digital para a criptomoeda Libra – falou em resposta a alegações de autoridades de que o projeto representa uma ameaça à “soberania monetária” das nações.

Em um tópico no Twitter na segunda-feira, David Marcus, co-criador da Libra, disse que queria “desmascarar” essa noção – mais notavelmente promovida pelo ministro da Economia e Finanças da França, Bruno Le Maire.

Le Maire disse na quinta-feira passada que, com a Libra, “a soberania monetária dos estados está ameaçada”, e ameaçou ainda mais bloquear o desenvolvimento do projeto na União Europeia.

Marcus disse que a Libra será “apoiada 1/1 por uma cesta de moedas fortes. Isso significa que, para que qualquer unidade da Libra existente, deve haver um valor equivalente em sua reserva.” Como tal, a Libra não estará criando dinheiro novo. Essa função “permanecerá estritamente a província de nações soberanas”, disse ele.

O chefe da Calibra esclareceu ainda que a Libra está sendo construída para ser uma “melhor” rede de pagamento utilizando moedas nacionais e “fornecendo valor significativo aos consumidores em todo o mundo”.

Marcus agradeceu a atenção dos reguladores, dizendo:

“Acreditamos que uma forte supervisão regulatória impeça que a Associação Libra se desvie de seu compromisso desejável de apoio em 1/1.”

Seus comentários vêm quando um grupo de 26 bancos centrais – incluindo o Banco Central Europeu, o Federal Reserve dos EUA e o Banco da Inglaterra – se reúnem na Suíça para discutir a Libra Association sobre o escopo e o design do projeto.

Na sequência, Marcus também prometeu continuar trabalhando com “bancos centrais, reguladores e legisladores para garantir que abordemos suas preocupações através do design e operações da Libra”.

Fonte: CoinDesk

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.