Defi estabelece um novo recorde em Valor Total Bloqueado (TVL)

DeFi estabeleceu um novo recorde absoluto em TVL, ultrapassando US $ 13 bilhões pela primeira vez

O curioso é que esta nova alta de todos os tempos vem após uma queda acentuada no valor de muitos tokens DeFi, após o estouro de uma mini-bolha formada entre o final de julho e meados de setembro.

O crescimento recorde da TVL de DeFi

Uma análise da curva TVL revela que até meados de junho o aumento não tinha sido particularmente rápido, mas a partir desse momento houve um aumento real. Antes de junho, nunca havia ultrapassado 2 bilhões de dólares, enquanto em meados de julho já havia subido para 2,5 bilhões.

Em agosto, dobrou pela primeira vez, atingindo 5 bilhões em meados do mês, e depois explodiu literalmente para quase 10 bilhões no início de setembro.

Após um breve retrocesso para 7,8 bilhões, em meados de setembro ultrapassou US $ 10 bilhões pela primeira vez na história, atingindo mais de US $ 11 bilhões no final do mês.

Nesse ponto, o crescimento parabólico parou, tanto que demorou quase um mês para ultrapassar 12 bilhões.

Depois de cair novamente abaixo de US $ 11 bilhões no dia 3 de novembro, voltou a crescer, talvez também graças ao aumento do valor da ETH, tanto que agora ultrapassa US $ 13 bilhões pela primeira vez.

O protocolo com maior TVL continua sendo o DEX Uniswap , com 23% de todos os recursos bloqueados nas plataformas DeFi.

Os principais protocolos

O Uniswap também é provavelmente o maior contribuinte para os aumentos de TVL no DeFi nos últimos dois meses.

Hoje, porém, também brilha o Maker. É o segundo protocolo DeFi mais bem classificado em volume de ativos bloqueados, que cresceu 4% num único dia.

WBTC (Wrapped Bitcoin) está em terceiro lugar, mas o aumento em TVL está parado há quase uma semana devido ao crescimento estagnado do valor do BTC.

Composto, quarto lugar neste ranking, também registrou um aumento significativo de quase 10% nos últimos três dias, e o Aave também teve um desempenho semelhante, embora seu TVL tenha caído bastante nas últimas semanas.

Mas o aumento mais significativo foi o da Synthetix, cujo TVL cresceu 69% na última semana.

Como o número de ETH e BTC travados nos protocolos DeFi não cresce há algumas semanas, nos dias de hoje o TVL geral está aumentando graças ao aumento do valor da ETH, que cresceu 18,5% nos últimos sete dias, e talvez também a um aumento nos tokens stablecoin bloqueados nesses protocolos.

De acordo com esses dados, parece que a dinâmica de queda do DeFi, após o estouro da mini-bolha em julho e setembro, pode ter acabado por enquanto.

Fonte: Cryptonomist

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_