Toda a indústria DeFi é dominada por apenas dois aplicativos

As DeFi, ou finanças descentralizadas, são uma alternativa baseada em blockchain, para soluções financeiras tradicionais, incluindo serviços bancários, câmbio, financiamento e outros.

DeFi Warp Finance

No entanto, o estado em que a DeFi está agora levanta muitas questões sobre o futuro da indústria.

Pois, o domínio de apenas dois aplicativos neste setor da criptoeconomia levanta algumas questões importante sobre centralização do mercado.

Falta de concorrência

De acordo com os dados da DefiLIama, a diferença entre o segundo e o terceiro maior protocolo da rede DeFi chega a mais de US$ 2 bilhões. Contudo, entre o primeiro e o terceiro lugar a distância é de quase US$ 3 bilhões.

defi x tradfi

Fonte: DefiLIama

O primeiro lugar é ocupado pela maior stablecoin descentralizada, DAO. No entanto, o TVL do protocolo não atingiu um número tão alto apenas por causa de sua stablecoin descentralizada.

Mais de 400 aplicativos e serviços integraram a DAO, sendo esta a principal razão por trás do TVL massivo $ 6,63 bilhões.

O segundo lugar no mercado DeFi é ocupado pela Lido Finance. Ela permite que os usuários aumentem a liquidez de seus ativos apostados trocando criptomoedas como ETH por tokens stETH.

Como o período de bloqueio da moeda para o Ethereum permanece sem resposta, os investidores escolhem o Lido para ter a capacidade de gerenciar seu ETH enquanto ele permanece em staking.

DeFi

Principais desvantagens do DeFi

Apesar do domínio dos projetos acima mencionados no mercado, é difícil chamá-los de centralizados ou perigosos para a estabilidade do setor financeiro descentralizado.

No entanto, a falta de concorrentes para projetos como a Lido Finance cria certos riscos para os usuários de varejo.

Anteriormente, especialistas do setor expressaram suas preocupações com o esquema de emissão de tokens da Lido.

Praticamente, a Lido Finance detém o Ethereum real em troca de tokens auto emitidos que constantemente perdem sua vinculação com o ETH.

No caso de um pico na volatilidade descendente, os usuários podem enfrentar problemas com a liquidez do stETH e perder muito do valor de troca.

Fonte: u.today

Foto de Bruno Rocha
Foto de Bruno Rocha O autor:

Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.