Departamento de Justiça dos Estados Unidos inicia investigação sobre Tether e Traders ignoram preocupações
Na segunda-feira, 26 de julho, departamento de Justiça dos Estados Unidos inicia investigação sobre Tether e Traders ignoram preocupações.
Com o DOJ dos EUA sugerindo outra investigação sobre os executivos do Tether, a comunidade de criptomoedas não se incomodou com o fato de o desenvolvimento chamá-lo de apenas mais um Tether FUD.
Na segunda-feira, 26 de julho, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) iniciou uma investigação enviando cartas aos executivos do Tether por seu suposto envolvimento em fraude bancária. A principal agência de investigação irá verificar se os executivos da Tether enganaram o banco, relatórios Bloomberg.
Relatórios anteriores também sugeriram que o Tether ocultou algumas das transações relacionadas ao USDT. Assim, o processo criminal para o mesmo poderia começar em pouco tempo. Tether (USDT) tem sido a espinha dorsal e o óleo do cripto mercado, facilitando o comércio de milhões de dólares. Tether disse que cumprirá integralmente com a investigação em andamento. O emissor do USDT acrescentou ainda:
“Tether rotineiramente mantém um diálogo aberto com as agências de segurança pública, incluindo o DOJ, como parte de nosso compromisso com a cooperação e a transparência”.
Esta também não é a primeira vez que o Tether se envolve com um regulador. Em 2018, o escritório enfrentava uma ação civil movida pelo Procurador Geral de Nova York (NYAG). Embora na maior parte do tempo o USDT tenha sido negociado por US$ 1, às vezes perdeu temporariamente a paridade. Em 2018, o USDT caiu para 92 centavos devido a preocupações de garantias com Bitfinex.
- Veja mais: Amazon nega rumores sobre Bitcoin
O regulador acusou Tether de ajudar sua controladora Bitfinex por esconder suas perdas. O caso finalmente chegou a um acordo no início de fevereiro de 2021, com Tether pagando US$ 18,5 milhões em multa.
Os traders ignoram as preocupações em meio ao DOJ.
Como o Tether tem se envolvido rotineiramente com questões regulatórias nos últimos três anos, os traders não se incomodam. A reação à investigação do DOJ parece moderada, já que os comerciantes ignoram as preocupações. Darius Sit, co-fundador da QCP Capital com sede em Cingapura, disse que Tether “é processado dia sim, dia não“. Ele observou que a natureza do uso e a popularidade do USDT atraem a ira regulatória. Darius acrescentou ainda:
“O FUD é o motivo pelo qual [USDT] é popular, certo? Há FUD porque não é regulamentado e as pessoas usam porque a SEC (a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA) não pode simplesmente congelá-lo. ”
Como podemos ver, a investigação do Departamento de Justiça dos EUA tem pouco impacto no preço do Bitcoin e no mercado geral de criptoativos. Hassan Bassiri, vice-presidente da empresa de gestão de ativos com sede em Los Angeles Arca disse que “o mercado claramente não se importa com as notícias aparentemente ruins do DOJ porque o sentimento mudou para alta”. Em declarações à CoinDesk, Andrew Tu, executivo da empresa de comércio quantitativo Efficient Frontier,disse:
“Meu palpite é que isso não é algo realmente revelador até que [Tether] seja realmente condenado por esse crime. Além disso, porque eles estão sendo investigados por eventos passados, enquanto a procuradoria geral de Nova York fez um acordo com Tether recentemente, o mercado provavelmente não vê a própria moeda estável do Tether como estando em risco. ”
Outros analistas consideram este relatório da Bloomberg mais um ruído do que um sinal. Após inúmeras alegações de não ter dólares suficientes para apoiar o stablecoin, a Tether divulgou sua alocação de tesouraria.
Fonte: Coinspeaker
Conheceu esse universo dos criptoativos em 2016 e desde 2017 vem intensificando a busca por conhecimentos na área. Hoje trabalha juntamente com sua esposa no criptomercado de forma profissional. Bacharelando em Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital.