Depois do Bitcoin e da Ethereum, os traders devem considerar investir em NFTs?

NFTs são considerados uma das maiores febres do ano de 2021

O ano de 2021 viu o surgimento de tokens não fungíveis, ou NFTs, que poderiam transformar uma obra de arte ou qualquer artefato em uma entidade digital única com propriedade exclusiva. Isso tomou o mundo da arte como uma tempestade e, dado o fato de que o mercado cripto e o Bitcoin, em particular, estão em alta, muito interesse foi direcionado para o mercado cripto também.

Um recente leilão da arte de Beeple junto com o CEO do Twitter – Jack Dorsey leiloando seu primeiro tweet como um NFT, aumentou a fanfarra em torno de NFT e o tornou bastante popular.

Fonte: LongHash

 

Também foi relatado que, depois de mergulhar no Bitcoin e na Ethereum, muitos investidores institucionais estavam considerando os NFTs como a próxima forma de investimento da qual suas carteiras poderiam se beneficiar. Um recente relatório da LongHash apontou que:

“Além dos investimentos em arte mencionados acima e do financiamento de US $ 250 milhões da Coatue Management para o desenvolvedor de NFT, Dapper Labs, outras instituições estão tomando conhecimento do ecossistema NFT. Em fevereiro, as plataformas de negociação de arte NFT Rarible e Async Art também receberam milhões de dólares em financiamento, com a participação de investidores conhecidos.”

Curiosamente, em uma entrevista recente no podcast Unchained, Devin Finzer, cofundador e CEO da NFT marketplace OpenSea falou sobre o crescimento dos NFTs e por que eles se tornaram os holofotes nos últimos meses, juntamente com o que esperar desta indústria. Enquanto a maioria dos principais usuários e investidores podem ter encontrado o termo NFT nos últimos 6 meses, Finzer apontou como os últimos anos desempenharam um papel crucial na construção da infraestrutura necessária para os NFTs se basearem. Ele apontou:

“Mas, realmente, nos últimos três anos, houve muita atividade e muitas construções no espaço NFT. Então, tudo começou com CryptoKitties. Tudo começou com projetos como CryptoPunks também. Mas a partir daí, houve tanto interesse do desenvolvedor inicial, que todas as ferramentas em torno dos NFTs ficaram muito melhores.”

Entretanto, com o aumento do interesse, muitos têm se mostrado céticos em relação aos NFTs em geral e os chamam de mais uma bolha que ocorre de vez em quando. Finzer destacou que denominar o aumento no interesse1 de “bolha” é difícil de quantificar, ao contrário do mercado de criptomoedas em que tais alegações são baseadas em um preço crescente. Ele notou:

“Acho que é difícil quantificar a bolha NFT. Com bolhas de criptomoedas, você pode apontar para o preço do Ethereum e dizer como ‘o preço da Ethereum é muito alto’ ou algo parecido. Com os NFTs, não se trata apenas do preço.”

Fonte: DappRadar

 

Embora seja altamente discutível por quanto tempo a demanda por NFTs vai durar, os dados de mercado fornecidos pela DappRadar ilustraram o crescimento substancial de alguns dos locais de mercado NFT populares, como NBA TopShot, que teve um crescimento impressionante apenas nos últimos 30 dias, com sua contagem de usuários aumentando de 65,4 mil para cerca de 140 mil. Embora os NFTs tenham ganhado popularidade, Finzer destacou que eles ainda são um ambiente desafiador para os usuários navegar e operar.

“Acho que se você olhar profundamente no espaço de NFT, perceberá que existe todo esse entusiasmo, todo esse volume e todas essas transações acontecendo em uma experiência de usuário muito difícil de usar – na maior parte. Alguns aplicativos tornaram isso mais fácil, mas eles cortam os cantos em termos de dar às pessoas a experiência NFT completa.”

Fonte: AMBCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.