Desempenho do Bitcoin chama atenção do mercado

Dados referentes ao número e perfil das operações, além da taxa de crescimento do quadrimestre, dão o tom de um 2019 com bom desempenho para o bitcoin

A Diar, uma das principais players de divulgação de dados e relatórios sobre o mercado de criptoativos, acaba de divulgar informações bastante animadoras sobre o desempenho do Bitcoin. De acordo com o estudo da companhia, na comparação entre os meses de março e abril, a taxa média de transações realizadas usando a criptomoeda cresceu 200%.

O relatório aponta, ainda, um significativo aumento nos ganhos das mineradoras, indicando que o lucro global, com a atividade de mineração, foi de US $ 291 milhões, em abril. O valor representa um aumento de 30% com relação ao apurado no mês anterior, sendo que a  taxas respondem por uma fatia de arrecadação da ordem de US $ 13,7 milhões. Isso no contexto em que o número de transações em cadeia relatadas se aproxima da alta histórica de 11,2 milhões de dólares registrado em dezembro de 2017. Um cenário que também teve interessantes reflexos na cotação do bitcoin, que chegou a subir 20% em algumas horas, no dia 2 de abril.

Outro importante dimensionador da boa temperatura de mercado é o dado que quantifica um volume das chamadas transações on-chain 43% maior em abril, também na comparação com março.  São enquadradas, nessa categoria, as operações totalmente certificadas e registradas publicamente no blockchain. O sistema SegWit que, de certa forma, simplifica a certificação, tendo sido criado como alternativa à limitação de capacidade e velocidade de processamento das redes blockchain, alcançou 40% do total de transações por bloco, com os blocos excedendo, regularmente, o limite de um megabyte. Em 2018, o uso médio de SegWit foi de 26%, para se ter um parâmetro da boa movimentação.

Bitcoin se aponta como ativo de destaque em 2019

Na performance do ano, o Bitcoin vem seguindo uma trajetória de sucesso e supera as modalidades financeiras tradicionais, sendo apontado por especialistas como o ativo com o melhor desempenho de 2019, no contexto da economia americana.

A criptomoeda acumula um crescimento de quase 60% no quadrimestre, nos Estados Unidos, segundo aponta outro relatório, divulgado pelo Wall Street Journal, no qual o petróleo bruto surge com um aumento bem mais modesto, de 35%. São indícios significativos de um ano que deve render bom posicionamento de mercado ao Bitcoin, depois de um 2018 de bastante instabilidade e retração.

Foto de Daniela Risson
Foto de Daniela Risson O autor:

Jornalista desde sempre interessada pelos canais digitais, tem se dedicado à estratégia e produção de conteúdos. Em 2018, se aproximou da temática das criptomoedas e atua como redatora de projetos do mercado financeiro digital.