Desenvolvedor chefe da Monero revela Tari, protocolo de segunda camada

O desenvolvedor chefe do Monero revelou um protocolo de segunda camada que permitirá a usuários criarem e trocarem ativos digitais sobre a rede da criptomoeda focada em privacidade.

Leia mais: Walmart requer registro de patente para marketplace digital baseado em blockchain

O projeto open source, chamado Tari, tornará possível programar e emitir ativos não fungíveis, como pontos de fidelidade, itens dentro de jogos e ingressos para show sobre o blockchain. Os tokens funcionarão de forma similar aos tokens ERC-721 da rede ethereum (como ocorre com o CryptoKitties), permitindo que usuários sejam proprietários de ativos digitais únicos. O co-fundador do projeto, Naveen Jain, disse:

“Tari fundamentalmente mudará a forma como nós interagimos com ativos digitais. Nós estamos construindo uma equipe incrível para ficar a frente da plataforma descentralizada mais útil atualmente, empoderando qualquer um com as capacidades de emissão, gerenciamento, uso e transferência de ativos digitais.”

Embora não seja o primeiro projeto a utilizar blockchain para permitir que usuários troquem ativos digitais, os co-fundadores Jain, Riccardo “fluffypony” Spagni e Dan Teree alegam que este é o primeiro projeto otimizado para este caso de uso, tornando-o ideal para negócios que desejem utilizá-lo em larga escala.

Leia mais: Huobi Pro lançará novo índice de mercado

golden monero coin

Tari será estruturada como uma cadeia secundária da rede monero, permitindo que usuários minerem os tokens junto com a XMR.

Spagni, que também é um chefe de desenvolvimento da XMR, ressaltou que este projeto não diminui seu compromisso com o Monero, acrescentando que ele deixará de lado outras obrigações profissionais para ter tempo em sua agenda.

Ele disse:

“Eu mal posso esperar para usar minha experiência para construir algo sobre o Monero, e criar um protocolo focado em ativos digitais que utiliza a linguagem de programação Rust. Nós temos os recusos para expandir a comunidade de desenvolvedores do Monero, e eu estou ansioso para lançar e capitanear um protocolo da próxima geração que é realmente útil.”

Tari recebeu apoio financeiro de várias empresas de capital de risco, incluindo Redpoint, Trinity Ventures, Blockchain Capital e Pantera.

Atualmente, não existe uma data de lançamento ou um roadmap do projeto, embora Spagni tenha brincado no Reddit que uma demonstração estará disponível em dois anos.

Leia mais: Taiwan objetiva crescimento de blockchain com nova aliança parlamentar

Fonte: CCN