Desenvolvedor misterioso bitPico assume autoria dos ataques à Lightning Network
O desenvolvedor misterioso de bitcoin, bitPico, confirmou os rumores de que um ataque foi efetuado à implementação inicial da mainnet da Lightning Network.
Leia mais: Empresa de corretagem Monex considera comprar a exchange japonesa Coincheck
O pseudônimo do indivíduo (ou grupo) fez um anúncio na conta do Twitter chamada bitPico, descrevendo o ataque como uma “ferramenta de estresse” para o software da LN — que acabou de entrar em fase beta — além alegar ter descoberto a existência de 22 vetores de ataque.
https://twitter.com/bitPico/status/980978688740163584
Desenvolvedores têm monitorado o ataque — uma negação de serviço (DoS) — durante quase duas semanas, observando os atacantes anteriormente não identificados invadirem a segurança dos nodos da rede, inundando-se com pedidos para abrirem os canais de pagamento.
O ataque parece não ter incentivo financeiro, apoiando a alegação de bitPico sobre sua natureza altruísta. As posses dos usuários continuam seguras, e o método por trás do ataque fez com que os próprios invasores gastassem seus fundos para engasgarem a rede com canais de pagamento.
Pouco se sabe sobre bitPico. Contudo, ele chamou atenção quando, no ano passado, alegou que tentaria executar o controverso hard fork SegWit2x, mesmo após seus principais entusiastas emitirem uma declaração conjunta retirando o apoio ao fork, devido à falta de consenso na comunidade.
A promessa não vingou, e nenhum bloco foi minerado na rede SegWit2x. As contas de BitPico nas redes sociais se silenciaram durante muitos meses depois disso, antes de reaparecem em março, com uma declaração de que o grupo começou a trabalhar na Lightning Network.
Leia mais: Comunidade do Ethereum considera hard fork para lutar contra ASICs
É valido ressaltar que ainda não está claro até onde vai a responsabilidade de bitPico nos ataques, e o quanto foi influência de outras pessoas.
Apesar de ser frustrante para os usuários, o lado positivo é que estes ataques estão revelando potenciais falhas na implementação da LN, permitindo que seus desenvolvedores inventem soluções agora, enquanto a LN ainda é usada primariamente por usuários ávidos por tecnologia e não há muito dinheiro em risco. Estes bugs e furos na segurança descobertos precisarão ser corrigidos antes que a Lightning Network esteja pronta para o uso das massas.
“Fortalecimento dos nodos está em progresso!” tweetou o desenvolvedor da Lightning Network, Alex Bosworth, em 25 de março. “Nós estamos tendo uma boa oportunidade para desenvolver robustas estratégias de P2P.”
Leia mais: S-Coin: Seul, capital da Coreia do Sul, considera lançar sua própria criptomoeda
Fonte: CCN
Edição: WeBitcoin