Desenvolvedores do Ethereum adiam hard fork Constantinople
Postergação no hard fork do Ethereum causa declínio
Os principais desenvolvedores do Ethereum adiaram a ativação do Constantinople, apenas horas antes do tão aguardado hard fork ocorrer na rede da terceira maior criptomoeda do mercado.
Hard fork adiado
Em uma declaração, os principais desenvolvedores do Ethereum e a comunidade de segurança da plataforma afirmaram que decidiram adiar o hard fork após pesquisadores identificarem uma potencial vulnerabilidade em um dos upgrades do software.
“Empresas de pesquisa de segurança, como ChainSecurity e TrailOfBits executaram (e ainda estão executando) análises em toda blockchain. Eles não encontraram casos desta vulnerabilidade. Contudo, ainda há um risco quase inexistente de que alguns contratos seriam afetados,” disse a declaração.
A publicação continua:
“Tendo em vista que o risco é quase inexistente, e que a quantidade de tempo requerida para determinar o risco é maior do que a quantidade de tempo restante antes do Constantinople, uma decisão foi tomada para postergar o fork por motivos de precaução.”
De acordo com a declaração, a potencial vulnerabilidade surgiu a partir da EIP 1283, que introduz um custo menos no gas para operações SSTORE. Pesquisadores acreditam que é possível que se a EIP 1283 fosse ativada, certos smart contracts que já estavam sendo executados poderiam se tornar vulneráveis a ataques de reentrância.
A ChainSecurity publicou uma explicação mais elaborada sobre a potencial vulnerabilidade.
Exchanges de criptomoedas e mineradores devem utilizar o software de emergência
Uma vez que o hard fork foi atrasado, exchanges de criptomoedas, mineradores e outros operadores de nós devem fazer o upgrade para versões de emergência de seus clients Ethereum, ou retornar a versão pré-fork.
Falhar em atualizar um nó fará com que ele se desconecte da rede principal do Ethereum, uma vez que o Constantinople não é compatível com as versões anteriores.
Contudo, a maioria dos usuários de Ethereum — aqueles que não executam nós completos — não precisam agir, e as carteiras continuam seguras. É importante ressaltar isso porque é provável que golpistas tentarão tirar vantagem da situação, para tirar os fundos de cripto holders.
Nenhuma data foi anunciada
Antes do adiamento abrupto, a comunidade Ethereum estava “na boa” sobre a ativação do Constantinople, que implementará uma série de upgrades no protocolo de criptomoedas.
Além de preparar a rede para melhor escalabilidade no uso mainstream, o fork permanentemente reduz a recompensa em 33%.
O fork foi programado para o bloco 7080000 no dia 16 de janeiro – vulgo hoje. O último bloco processado pela rede enquanto esta matéria é redigida foi o 7072694.
Nenhuma nova data foi anunciada.
Valor apresenta um agudo declínio
O valor do Ethereum — que havia avançado antes do fork — mergulhou após o anúncio, chegando a US$116 após sair de US$130.
Fonte: CCN