Destino de ETFs de Bitcoin será decidido pela SEC em breve
SEC decidirá sobre ETFs baseados em Bitcoin em breve
A Comissão de Títulos e Câmbio dos Estados Unidos (SEC) anunciará sua postura em relação a nove ETFs de Bitcoin, anteriormente rejeitados, após o dia 5 de novembro. A comissão estipulou a referida data como prazo final para avaliar os comentários em relação aos ETFs.
Leia mais: BitMEX lança ferramenta para monitorar forks de Bitcoin e Bitcoin Cash
Em agosto deste ano, a SEC publicou uma declaração rejeitando nove ETFs de Bitcoin. Isso incluiu ETFs da CBOE, Bolsa de Valores de Nova York, dentre outras instituições de grande porte do país.
A principal preocupação apontada pela Comissão que justificou a rejeição dos nove ETFs foi a prevenção contra fraudes e manipulação do mercado. A solicitação da Arca, subsidiária da Bolsa de Valores de Nova York, recebeu 13 comentários, muitos deles contrários à aprovação. Os comentários alegaram que o mercado é propício a manipulações e esquemas de Ponzi, citando exemplos da BitConnect, Kraken e os esquemas de pump and dump orquestrados no Telegram.
A SEC revogou sua declaração no dia seguinte, afirmando que revisaria as ações da divisão responsável pela decisão, porém, mantendo a rejeição nesse meio tempo.
Leia mais: Banco Central da China quer proibir airdrops de tokens
A Comissão declarou:
“No dia 4 de outubro, a Comissão emitiu uma Ordem de Revisão de Declarações, definindo o dia 5 de novembro como data limite até a qual qualquer parte poderia incluir uma declaração apoiando ou se opondo à ação tomada pela divisão.”
Após a decisão dos nove ETFs, Reggie Brown, ou “padrinho dos ETFs”, afirmou que ele não tem esperanças de que a SEC aprove os ETFs baseados em Bitcoin por enquanto. Segundo o Business Insider, durante um discurso feito na conferência Financial Markets Quality, ele afirmou que um ETF baseado em Bitcoin não será aprovado por enquanto. Ele acrescentou:
“É muito difícil para a Comissão pender para a aprovação da proposta, porque ainda não existem dados. Os mercados ainda não existem.”
Fonte: AMBCrypto