Deu match em Hollywood: plataforma liga criadores a investidores

Leveler Media usa o Ethereum para resolver o problema de diversidade das produções

A plataforma de investimento digital da Leveler, baseada no Ethereum, visa conectar criadores sub-representados com fontes de financiamento – mas será que isso pode levar aos estúdios de Hollywood?

A startup anterior do empresário de tecnologia Eric Vonfeldt, a Predictive Media, combinou machine learning e conjuntos de dados históricos para prever as chances de sucesso de um projeto criativo.

Enquanto trabalhava no empreendimento, Vonfeldt descobriu que era menos provável que projetos independentes fossem financiados, em comparação aos que já estavam inseridos no sistema de estúdios de Hollywood. Projetos para nichos do setor de entretenimento enfrentam obstáculos, assim como são raras as mulheres na direção.

A fim de solucionar a questão, Vonfeldt criou a Leveler Media, uma plataforma para profissionais independentes e criativos. Seu primeiro produto, uma plataforma de investimento digital, será lançado nos próximos “seis a 12 meses”, segundo o empresário.

A intenção da plataforma é solicitar inscrições de criadores de todo o mundo para “devolver a diversidade à narrativa”. A velha guarda de Hollywood é representada na Leveler Media pelo consultor Marty Katz, ex-vice-presidente executivo da Disney.

Conexão entre criadores e investidores

O funcionamento da plataforma é simples. Os criadores podem fazer upload de detalhes do projeto, termos e condições de investimento, e o software de machine learning irá combiná-los com os investidores. Os criadores também terão acesso a um canal de distribuição para seu produto final.

“A ideia é oferecer um meio mais fácil para dar aos criadores os canais de distribuição, se eles ainda não os tiverem”, diz Vonfeldt.

A plataforma da Leveler Media usa como base a tecnologia da startup anterior de Vonfeldt.

“Blockchain e tokenização eram a perspectiva perfeita para olhar esses projetos (independentes) e ajudar os criadores a obterem financiamento”, afirma ele.

Vonfeldt diz que sua plataforma mudará o quadro atual “alinhando incentivos entre criadores e investidores”. Esse alinhamento acontece com o uso de tokens, cujo lançamento está previsto para uma data futura, no financiamento de projetos independentes. Além de serem usados para financiar cada projeto, os tokens também funcionam como uma ferramenta de investimento.

A blockchain Ethereum será usada para criar contratos inteligentes, nos quais os fundos investidos são mantidos em custódia na exchange Paxos e liberados em tranches, conforme o andamento do projeto. Auditores externos irão monitorar esse avanço.

Cada projeto possui um token exclusivo com base nos “termos e condições” especificados pelos criadores ao incluírem o material na plataforma. Como exemplo, Vonfeldt diz que os tokens podem ser usados ​​para comprar ações. Presumivelmente, esse patrimônio será descontado posteriormente, se o projeto for bem-sucedido. Um token Levell com múltiplos usos e a capacidade de comprar tokens do projeto também estão nos planos para o futuro.

Ryan Clarkson, co-fundador da plataforma, diz que o uso de tokens os distingue de outros sites parecidos, como o Kickstarter, que usam uma abordagem similar para financiar projetos independentes. Os tokens destinam-se a garantir retornos e lucros para os investidores.

“Você não pode obter uma taxa de retorno (ROI) do seu investimento no Kickstarter”, diz Clarkson.

Poucos detalhes

O projeto tem um objetivo ambicioso para uma startup: assumir o centenário sistema de estúdio de Hollywood. Mas há pouca clareza sobre como isso será feito. A Leveler Media ainda não divulgou detalhes relacionados aos diferentes atores em seu ecossistema. Por exemplo, não está claro quem são os auditores externos, responsáveis ​​por acompanhar a evolução do projeto e garantir a liberação dos pagamentos. A startup também não divulgou o número de parceiros com os quais assinou para garantir a conformidade com os regulamentos AML/KYC.

O uso de tokens, especialmente no atual contexto regulatório, abre uma caixa de Pandora. De acordo com Clarkson, os tokens na plataforma de investimentos da Leveler Media são títulos, conforme o planejado. E, considerando que cada projeto possui seu próprio token, significa que a plataforma de investimento digital também é uma plataforma de oferta de tokens de segurança (STO).

Seus fundadores afirmaram que estão trabalhando com “parceiros”, a fim de garantir que estejam do lado certo dos legisladores. Os tokens de segurança do projeto e o da Levell Media também podem ser listados em trocas, segundo Clarkson, mas a logística desse arranjo ainda não foi revelada.

A empresa também planeja aderir aos requisitos de AML/KYC “quando apropriado”, o que significa que não exigirá que investidores em determinadas jurisdições enviem suas identificações e outros detalhes.

* Imagem de David Mark por Pixabay
Fonte: Decrypt

Foto de Simone Gondim
Foto de Simone Gondim O autor:

Jornalista, revisora e roteirista, apaixonada por tecnologia e especializada em conteúdo.

https://www.instagram.com