Deu o que falar! Confira as principais notícias de agosto

Parece finalmente que o interminável mês de agosto… terminou!

Agosto foi um mês bastante agitado, não apenas no universo cripto, mas também fora dele.  Confira abaixo os assuntos que mais ganharam destaque no decorrer do mês:

Bitcoin

Bakkt anuncia lançamento de contratos futuros de Bitcoin, podendo elevar seu preço – A terceira semana de agosto foi fundamental para o Bitcoin. O anúncio de que o Bakkt adquiriu uma carta de crédito do estado de Nova York através do New York State Department of Financial Services (NYDFS) prendeu a atenção de todos mundo cripto. A aprovação abre caminho para a empresa começar a oferecer seus contratos futuros de Bitcoin com liquidação física e altamente antecipados. A empresa pretende lançar seus produtos em 23 de setembro.

Fim do mistério: Satoshi Nakamoto está pronto para revelar sua identidade hoje – De acordo com o canal de notícias CCN, um porta-voz do Nakamoto “real” garantiu que isso “não é absolutamente” um golpe de relações públicas, e que o indivíduo em questão é o criador legítimo do bitcoin. Além disso, a empresa afirma que o Satoshi possui 980.000 BTC, no valor de US $ 10 bilhões ao preço de hoje.” No fim das contas o tão aguardado anúncio acabou sendo descreditado pela comunidade cripto e tratado como mais uma forma de buscar atenção da mídia e do público. Não foi em agosto que descobrimos a verdadeira identidade de Satoshi Nakamoko. Fica pra próxima.

Altcoins

Halving da Litecoin: Ainda podemos acreditar nela como a prata digital? – Ainda no início do mês, o Halving da Litecoin chamava muita atenção da comunidade cripto. Enraizada na origem do Bitcoin e da Litecoin, o Halving é a redução das recompensas de bloco para os mineradores. Em 5 de agosto de 2019, a recompensa de mineração dos mineradores da LTC reduziu de 25 Litecoins para 12,5 Litecoins. Após isso foi ladeira abaixo para a criptomoeda.

Moeda Digital do Banco Central da China está pronta para o lançamento – “Agora é possível dizer que a moeda digital do Banco do Povo da China está pronta.” Foi com essa frase que Mu Changchun, vice-presidente da Divisão de Pagamentos e Liquidação do Banco do Povo da China (PBOC) anunciou em 10 de agosto que o banco central lançará em breve sua moeda digital. A notícia chocou o mundo cripto e gerou alertas para a atuação do Estado no âmbito das criptomoedas

Brasil

Clientes do Grupo Bitcoin Banco convocam manifestação na sede da empresa – Essa definitivamente deu muito o que falar, rendendo continuações nas semanas seguintes. Insatisfeitos com atrasos e limitação do valor para saques, clientes do Grupo Bitcoin Banco organizaram uma manifestação em frente à sede do Grupo, em Curitiba. Até o momento a situação envolvendo o GBB ainda não foi regularizada e, oficialmente, os clientes sequem sem conseguir acessar seus fundos.

Em meio a vazamentos no YouTube, site da Unick segue fora do ar – Outro assunto que chamou muita atenção dos brasileiros foi o caso Unick. A empresa é acusada por diversos veículos de notícias e especialistas em economia de operar como uma pirâmide financeira. Atualmente responde a uma acusação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por atuação irregular. O vazamento de informações a respeito da Unick foi visto em primeiro momento com incerteza, contudo, posteriormente acabou sendo confirmado pela própria empresa. Até o momento os saques seguem em atraso.

Negócios

Argentina: Derrota de Macri preocupa investidores – Derrota de Macri nas primárias faz peso argentino despencar de valor perante o dólar. Vitória da oposição é dada como certa por muitos e preocupa o mercado. Mauricio Macri não obteve uma simples derrota nas eleições primárias na Argentina. Os 15 pontos percentuais de vantagem impostos pelo oponente Alberto Fernández (cuja vice é a ex-presidente Cristina Kirchner e a real preocupação do governo) dão o tom da enorme derrota sofrida pelo presidente em exercício.

Como a Netflix enfrentará o investimento de $ 6 bilhões da Apple? – Momentos difíceis para a Netflix. A Apple não vai apenas estrear seu serviço de streaming de vídeo nos próximos dois meses, mas aumentou seus gastos de US $ 1 bilhão para US $ 6 bilhões. Aparentemente, a Apple TV Plus vai custar US $ 9,99 por mês, substancialmente inferior a Netflix e vai custar US $ 3 a mais por mês que a Disney Plus.

Tecnologia

Samsung integra Bitcoin em seus Smartphones – A Samsung integrou a funcionalidade Bitcoin (BTC) em seus smartphones com blockchain. A decisão ocorre meses após o lançamento emblemático do Galaxy S10, em março, com um “Blockchain Keystore” oferecendo armazenamento de criptomoedas para Ethereum (ETH) e tokens ERC-20 relacionados, mas que excluíram o BTC. No momento, os recursos blockchain dos telefones estão disponíveis apenas em jurisdições limitadas, como: Canadá, Alemanha, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, EUA e Reino Unido.

O Facebook está pagando alguém para ouvir suas conversas! – O Facebook admitiu que pagava funcionários para ouvir conversas. Empresa se defende dizendo que a captação era autorizada pelos usuários. O fato é que a Bloomberg conseguiu conversar com alguns funcionários contratados envolvidos. Eles disseram à agência de notícias que a ordem era de transcrever gravações de áudio. Contudo, esses funcionários afirmaram que não eram informados sobre onde o áudio era gravado ou como havia sido obtido. Segundo a Bloomberg, os trabalhadores ouviam as conversas dos usuários, às vezes incluindo conteúdo íntimo, porém, não tinham ciência de qual era o objetivo por trás da tarefa.

E ai gostou do nosso resumão de agosto? Não deixe de comentar o que achou e nos vemos em setembro!

*Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader aposentado. Segue firme como entusiasta do Bitcoin e inimigo declarado das pirâmides financeiras.