Deus Finance é hackeada: US$ 3 milhões roubados em DAI e ETH

deus01 interna
Deus Finance foi hackeada; desenvolvedores já estudam meios de indenizar vítimas. Imagem: Reprodução

A plataforma confirmou as informações a respeito do exploit; formas de reembolso já estão sendo estudadas.

HACKED

Deus Finance, plataforma descentralizada de negociação de ativos digitais, foi atacada por hackers devido a uma falha de segurança. Cerca de US$ 3 milhões em ativos digitais, como DAI e ETH, foram angariados pelos criminosos durante o embuste.

A PeckShield, firma de segurança blockchain, foi ao Twitter explicar o que aconteceu: os invasores conseguiram manipular o oráculo de preços da plataforma, executando flash loans (ataque que busca angariar fundos e acabar com a liquidez).

É possível verificar o registro (hash) das transações maliciosas executadas em sua postagem.

Modus operandi

Os hackers manipularam os preços por meio do pai StableV1 AMM – USDC/DEI, usando um protocolo para definir o oráculo de preços para realizar os flash loans.

Depois que o invasor obteve acesso aos fundos, utilizou a plataforma Tornado Cash para lavar o dinheiro através do protocolo Multichain.

Cerca de 200 mil DAI e 1.101 ETH foram roubados dos usuários: isso significa que o roubo de fundos pode ser maior que o informado oficialmente.

Reembolso

Hoje (15), a Deus Finance postou em seu Twitter que está ciente do problema e que tomará medidas para prevenir ataques futuros:

“Estamos cientes dos relatórios de exploit a respeito do contrato de lending de $DEI. O contrato foi encerrado; $DEUS e $DEI não foram afetados. Desenvolvedores estão trabalhando em um sumário de eventos e todas as informações serão comunicadas assim que tivermos total entendimento da situação.”

Além disso, a plataforma comprometeu-se em criar um mecanismo de reembolso aos usuários que foram lesados.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.