Dia de São Valentim, um presente original em 3 passos
Em 14 de fevereiro se comemora o dia de São Valentim, uma espécie de dia dos namorados, para o resto do mundo. Você já comprou o presente? Ainda dá tempo de fazer uma surpresa.
Neste momento, se você nos acompanha, já deve ter uma boa noção do que é um NFT.
Mas podemos dar uma recapitulada, para esclarecer o termo e suas infinitas utilizações, no dia a dia.
NFT é a sigla para non fungible token, ou token não fungível, um ativo criado a partir da tecnologia blockchain que serve como identidade digital de um item. O NFT assegura a autenticidade daquele item, que é único. Ou seja, o ativo garante a posse de um bem exclusivo, que nenhuma outra pessoa tem.
Sendo assim, vamos criar um NFT para o seu amor, como presente de dia de São Valentim.
Passo 1: Decidir o tema do presente de dia da São Valentim
Para o presente perfeito, vamos precisar definir um conceito de criação. O que faz seu amor se sentir especial? Que tal uma frase de uma música que marque o casal? Ou uma foto especial que vocês fizeram juntos, em uma viagem, num passeio logo que se conheceram… neste momento é preciso deixar a imaginação fluir, tendo em vista que você está criando um presente para a pessoa amada.
Passo 2: Escolher a plataforma
As habilidades técnicas necessárias para gerar NFTs no OpenSea são comparáveis às que você utilizará para se inscrever numa rede social, por sexemplo.
Há um grande equívoco de que você precisa ser “técnico” para participar do mundo crypto. Pois, para cunhar tokens em marketplaces como OpenSea ou Rarible não é necessário ter as habilidades de um programador em Java Script ou algo do tipo.
Aqui estão algumas plataformas NFT amigáveis, para iniciantes. Onde os cunhadores de primeira viagem podem criar seus tokens sem muita dificuldade:
OpenSea
Blockchains usadas: Ethereum e Polygon
O OpenSea é popular, e é fácil cunhar todos os tipos de NFTs na plataforma. Enquanto a blockchain Ethereum é notória por cobrar altas taxas de serviço, chamadas de “gas”, o OpenSea agora tem uma opção chamada de “Lazy Mint”. Ao selecioná-la, o criador pode fazer upload de sua arte, colocá-la em seu perfil e listá-la para venda sem pagar taxas de rede. Quando o colecionador comprar o ativo digital, é ele que deve arcar com as tarifas, já embutidas no valor do NFT.
O que você vai precisar para começar:
Uma carteira de ETH (por exemplo, MetaMask, Trust ou dezenas de outras)
- Veja também: NFT CryptoPunks foi vendido por US$ 24 milhões
Rarible
Blockchains usadas: Ethereum, Flow e Tezos
Os criadores podem usar o Rarible para cunhar NFTs, sejam livros, álbuns de música, arte digital ou filmes. Existem alguns recursos divertidos, como a possibilidade de mostrar só um “pedacinho” de sua criação para todos que chegam à plataforma, e dar acesso ao projeto completo apenas para os compradores.
O Rarible se considera um marketplace de NFTs de propriedade da comunidade. Usar o token exclusivo do site – o ERC-20 RARI – faz de você um proprietário do projeto. Esse é um recurso legal, mas pode estar além da capacidade de compreensão de alguns, neste primeiro momento.
O que você vai precisar para começar:
Uma carteira compatível com sua escolha de blockchain.
Taxas de criação:
Varia de acordo com a blockchain que você usa, mas existe uma opção de criação gratuita.
Holaplex
Blockchain usada: Solana
Enquanto a Solana é alvo de críticas dos usuários leais ao Ethereum, artistas e criadores relatam que sua blockchain é super rápida, tem alto desempenho e é econômica. A velocidade e a eficiência de Solana também reduzem o uso de energia, e isso dá à rede a reputação de ser uma alternativa mais sustentável que o Ethereum.
O que você vai precisar para começar:
Carteira Phantom e Carteira Arconnect
Taxas de criação:
0,000005 SOL (US$ 0,00025) por transação. As taxas podem flutuar, mas são quase zero.
- Veja também: McDonald’s quer marcar seu espaço no Metaverso
Objkt
Blockchain usada: Tezos
Originalmente criado como um mercado secundário, o Objkt agora permite que artistas e produtores gerem tokens diretamente em sua plataforma. Também é popular entre os criadores de NFTs literários, como VerseVerse, Sasha Stiles e Ana Maria Caballero.
O que você vai precisar para começar:
Escolha entre as carteiras Spire, Temple wallet, Galleon, Kukai Wallet, Umami e AirGap Wallet
Taxas de criação:
2,5% para todas as vendas bem-sucedidas
Passo 3: Cunhagem e envio para a carteira
Após o upload do arquivo de imagem que será o NFT (normalmente os mais utilizados são JPG/JPEG), todas as plataformas citadas fornecerão um código da cunhagem do NFT. Com este código você pode colocar o token a venda ou pode transferi-lo para a carteira do seu amor, como um presente de dia de São Valentim.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.