Dia do Halving: Litecoin finalmente reage e volta aos U$ 100

Alta da Litecoin tardou em vir, mas certamente é muito bem vinda

Demorou. Na verdade demorou muito mais do que era previsto, mas finalmente o Halving da Litecoin chegou e a LTC reagiu. A quarta criptomoeda em capitalização de mercado, atualmente avaliada em U$6.260.727.402, atingiu um pico de U$ 107.03 durante a manhã de hoje na exchange Bitfinex .

Como havíamos anunciado antes, a semana que passou era exatamente a semana que antecedia o Halving… que acontece hoje! Falamos sobre o Halving da Litecoin algumas vezes durante a última semana, e você pode conferir na íntegra clicando aqui, aqui e aqui.

A alta das últimas 24h na Litecoin já ultrapassa mais de 6% no momento da redação desse texto. Havia uma expectativa antecipada em relação a Litecoin. Falamos de uma moeda que valia U$ 32,00 em 31 de dezembro de 2018 e chegou a valer U$ 140,00 em junho desse ano. A quarta maior criptomoeda em valor de mercado, a prata digital e a queridinha de muitos investidores. O gráfico abaixo mostra o excelente ano da Litecoin até aqui.

Gráfico gerado através do site br.trandingview

 

Valorização de 300% em 7 meses

Vamos lá. Você foi um felizardo que comprou 1 LTC em 31 de dezembro de 2018. Vendendo hoje esse mesmo LTC, você teria mais do que triplicado o seu capital investido (isso contando que, como já foi citado anteriormente, a moeda chegou a valer U$ 140,00 em junho). Contando com a alta do ano, são mais de 300% de lucro em 7 meses. Parece excelente, e é mesmo.

O ponto de crítica aqui fica por conta do momento. O Halving é um processo de deflação. Quanto mais o tempo passa, menos moedas são mineiradas por bloco. Em teoria, escassez leva à elevação do preço. O problema aqui é que a alta no preço da Litecoin veio apenas no próprio dia, enquanto era esperado um aumento de preço com mais antecedência.

O diretor de pesquisa da Messari, Eric Turner, comentou sobre o assunto recentemente.

“Agora que o Halving da Litecoin está aqui, alguns investidores estão começando a sair do trade. Halvings tendem a ser precificados, então o evento em si não é o catalisador positivo que muitos esperam.”

Além disso, o site AMB Crypto fez um post mostrando que “historicamente, os ativos virtuais indicavam tendências conclusivas apenas meses após o Halving, e os surtos imediatos dificilmente manteriam fortes consolidações ou correções no gráfico.”

LTC de volta acima dos U$ 100,00

A partir de hoje a criptomoeda deverá se tornar mais escassa no mercado. Ainda precisamos ver a consolidação de preço na Litecoin, mas é certamente muito bom vê-la novamente acima dos U$ 100,00. No momento da redação dessa matéria o preço já retornou para aproximadamente U$ 98,00, o que, no entanto, mostra a necessidade de manter a atenção.

 

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Estudante de História e trader desde 2017. Aficionado por tecnologia e entusiasta das criptomoedas, viu no WeBitcoin a oportunidade de unir duas paixões.