9 dicas para se proteger no Telegram e não cair em golpes envolvendo criptomoedas

Telegram

Telegram é um dos aplicativos que reúne mais entusiastas de criptomoedas e muitos acabam sendo alvo de golpes

Os entusiastas de criptomoedas se juntam às comunidades do Telegram para aprender e discutir com outras pessoas. Essas comunidades também são destinos ricos em alvos para golpistas que procuram enganar os usuários com seu dinheiro ou coletar informações pessoais. Você pode tomar medidas de precaução para se proteger de atividades fraudulentas e golpes no Telegram.

1 – Confirmar os nomes de usuários

Os golpistas geralmente se apresentam como funcionários de suporte ou administradores usando nomes de usuário idênticos a marcas verificadas e grupos confiáveis. Eles normalmente alteram uma ou duas letras ou fazem uma letra aparecer em uma fonte diferente para parecer igual ao nome de usuário real.

Sempre verifique os nomes de usuário com cuidado e pesquise sua atividade nos grupos. Se eles falharem nessas verificações preliminares, o usuário provavelmente é um golpista.

2 – Evite grupos de bots

Muitos golpes clonam grupos e comunidades em torno de uma moeda ou projeto. Esses grupos podem anunciar “conhecimento privilegiado” para atrair usuários. No entanto, esses grupos geralmente não possuem membros orgânicos e estatísticas de associação de suporte com bots.

Ao entrar em um novo grupo, verifique cuidadosamente os perfis para diferenciar os grupos legítimos preenchidos com usuários reais dos falsos cheios de bots.

3 – Use notícias confiáveis ​​e recursos de aprendizado

Algumas plataformas fornecem guias de investimento para iniciantes em criptomoedas. Embora muitos desses recursos sejam canais legítimos, é essencial examiná-los antes de investir seu dinheiro suado.

Compare dados de diferentes fontes. Use fatos em vez de suposições e emoções para investir em opções autênticas. Sempre marque essas caixas antes de investir seu capital em qualquer projeto.

4 – Verifique todos os brindes

Os golpistas costumam usar criptomoedas gratuitas e brindes para incentivar os usuários a compartilhar informações pessoais, como chaves privadas. Alguns até enviam pequenas quantidades de criptomoeda para o endereço da sua carteira para ganhar sua confiança.

Não receba mensagens de felicitações se você não participar de um concurso de brindes. As plataformas autênticas são transparentes com seus brindes e procedimentos de premiação.

Se você participar de brindes, verifique sempre as páginas de mídia social dos anfitriões e siga apenas os anúncios oficiais. Se eles não fornecerem uma comunicação clara e aberta, você pode presumir que a oferta não é legítima.

5 – Cuidado com mensagens de suporte não solicitadas

Se você precisar de suporte ao usuário, não compartilhe detalhes sobre o problema que está enfrentando em bate-papos em grupo. Acesse o link de suporte ao usuário especificado para relatar problemas. A maioria dos grupos do Telegram não oferece suporte ao cliente 1:1 por meio de mensagens diretas. Portanto, se você receber mensagens de endereços de e-mail ou números de telefone não verificados, ignore-os.

6 – Analise as alegações de credibilidade

Muitos golpistas criam perfis em várias plataformas para parecerem legítimos. Contas conectadas e referências de fóruns da comunidade não garantem credibilidade. Sempre confirme a afiliação do projeto, o endosso e as reivindicações de relacionamento por meio de fontes independentes e partes confiáveis.

7 – Monitore sua acessibilidade

Se você não tiver certeza sobre uma pessoa no Telegram, não converse com ela. Você pode modificar as configurações do seu aplicativo para que as pessoas só possam enviar mensagens para você quando você permitir. Se você fizer conexões por meio do Telegram, tente verificar essa pessoa em outras plataformas ou mídias sociais e certifique-se de que as informações fornecidas sejam confirmadas.

8 – Observe o alerta de fraude do Telegram

O Telegram notifica os usuários sobre perfis incompletos. Não ignore tais avisos. Se a plataforma sugerir isso, a conta provavelmente esteve envolvida em alguma atividade maliciosa no passado.

9 – Nunca clique em links não verificados

Muitas pessoas acreditam que você se torna vulnerável quando insere suas informações em um formulário. Você também pode estar em perigo ao clicar em links maliciosos. Um link pode baixar arquivos em seu computador sem permissão, resultando em violação de dados e roubo. Ative firewalls e bloqueadores de sites antivírus para impedir o acesso a sites potencialmente maliciosos.

É mais importante do que nunca estar atento aos seus ativos. Você não precisa ser um especialista para manter seus ativos digitais seguros. Embora você possa evitar golpes do Telegram com as informações deste artigo, os golpistas ainda têm muitos outros métodos para roubar seus ativos digitais. Eles desencadeiam novos golpes todos os dias, e pode-se perder todo o seu portfólio digital por causa de uma simples indiscrição.

Esperamos que os procedimentos acima tenha te ajudado a manter seus dados e suas criptos mais seguras

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future

WashingtonLeite_