Dificuldade de mineração do Bitcoin sobe para um novo recorde

Última alteração trouxe aumento de 10% na dificuldade de mineração do Bitcoin

Apesar das especulações de que os mineradores possam abandonar o navio após o halving do Bitcoin em 2020, a segurança da rede aumentou e o hashrate atingiu uma nova ATH dias atrás. Em resposta, a rede elevou a dificuldade de mineração hoje cedo em quase 10%, atingindo também uma alta histórica de todos os tempos.

Ao criar a rede do Bitcoin, Satoshi Nakamoto introduziu um recurso auto-sustentável que permite fazer ajustes significativos dependendo dos eventos relacionados. Referido como um ajuste de dificuldade, ele permite que a rede eleve ou reduza a dificuldade da mineração, tornando mais difícil ou mais fácil para os mineradores concluir seu trabalho e ser recompensados.

Um exemplo valioso veio após as quedas de preços em meados de março provocadas pela crise da COVID-19, quando alguns mineradores tiveram que encerrar as operações, pois os baixos preços tornaram a atividade não rentável. À época, sem nenhuma interferência externa, a rede reduziu a dificuldade em mais de 10% para manter os mineradores incentivados.

O objetivo final dos ajustes de dificuldade é manter o tempo médio entre os blocos estável à medida que o poder de hash da rede muda. O Bitcoin passou pelo ajuste oposto exatamente algumas horas atrás. No bloco número 639.072, a criptomoeda elevou os níveis de dificuldade em 9,89% – uma das mudanças mais significativas de todos os tempos.

Adicionando outro aumento maciço de 14,95% em 16 de junho, o nível de dificuldade do Bitcoin está agora em uma nova alta histórica de 17,35 T, de acordo com o btc.com. Além disso, o próximo ajuste de dificuldade programado para ocorrer em duas semanas deve aumentá-la em 9,76%, o que a levaria acima de 19 T.

dificuldade mineração bitcoin

Dificuldade de mineração do Bitcoin. Fonte: btc.com

 

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

ATH do hashrate do Bitcoin

Esses ajustes ocorrem a cada 2016 blocos (aproximadamente a cada duas semanas.) A redução ou o aprimoramento da dificuldade depende do estado atual do hashrate do Bitcoin.

Normalmente, quando o hashrate é maior, significa que os mineradores estão colocando cada vez mais trabalho computacional para sustentar a rede, tornando-a mais robusta.

Como os mineradoras recebem recompensas por seu trabalho, que é reduzido pela metade após cada halving, as especulações de que poderiam capitular começaram após o halving de maio de 2020 , deixando a rede menos segura e mais suscetível a ataques. Curiosamente, foi exatamente isso que ocorreu dias após o evento, pois o hashrate caiu mais de 30%.

Contudo, a situação reverteu pouco depois e a métrica começou a recuperar posições rapidamente. O aumento contínuo levou a uma nova alta histórica registrada em 8 de julho, com a média de sete dias indicando 126 milhões de TH/s.

Bitcoin Hash Rate. Source: blockchain.com

Hashrate do Bitcoin. Fonte: blockchain.com

 

Fundamentos de alta do Bitcoin

O aumento do hashrate do Bitcoin e, consequentemente, os crescentes ajustes de dificuldade são fortes indicadores de que os mineradores não abandonaram o navio depois que suas recompensas diminuíram, apesar de algumas estimativas afirmarem que o preço do BTC deve pairar em torno de US$ 15.000 para permanecer lucrativo. Pelo contrário, a rede continua a melhorar sua segurança e está mais robusta do que nunca.

Embora o preço do ativo tenha ficado um pouco estagnado nas últimas semanas, enquanto muitas altcoins subiram, um relatório recente observou que o Bitcoin confirmou um sinal de compra, sugerindo uma valorização futura.

A análise foi baseada na “faixa de hash” do Bitcoin – uma combinação de médias móveis do hashrate do BTC, que identifica fundos de mercado e capitulação de mineradores.  De acordo com o gerente de ativos digitais Charles Edward, as faixas de hash do BTC acabaram de confirmar um sinal de compra, sugerindo que “a próxima grande bull run está para começar”.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.