A dificuldade em avaliar o valor de criptomoedas
O economista do New York Times, Paul Krugman, continua atacando criptomoedas. Por que você deveria negociar um ativo tão volátil, ele pergunta, se lhe faltam fundamentos?
“Então, bitcoin perdeu metade do seu valor. Onde ela se encontra agora em relação aos seus fundamentos? Difícil dizer, pois não há fundamentos. Mais do que nunca, isso se parece com uma bolha.”
Voltemos um pouco. Quão importantes são os fundamentos para se investir? Quando lidamos com ações públicas, temos acesso a uma ampla gama de dados de companhias – aumento na receita, razão entre valor e ganho, etc.
Enquanto fundamentos podem ser úteis, geralmente eles não são suficientes para decidir quais ações negociar.
Leia mais: CFTC estabeleceu subcomitês de criptomoedas e DLT
Há poucos meses, um trader pediu à comunidade que a plataforma de investimento baseada em algorítimos, Quantopian, construísse uma estratégia de negociação bem sucedida baseando-se apenas em dados fundamentais. Os resultados desapontaram.
A estratégia resultante teve um desempenho inferior ao S&P 500 em cerca de 155%, causando o feedback de um moderador:
“Estratégias baseadas puramente em fundamentos costumam ter longos horizontes de previsão em relação aos fatores. Sua natureza infrequente faz com que eles sejam difíceis de avaliar, uma vez que demoraria anos para desenvolver pontos de amostragem suficientes.”
Em outras palavras, fundamentos são bons, e com certeza existem boas estratégias que os utilizam. Contudo, muitos traders profissionais estão olhando além deles para realizar decisões de negociação. Então, a ausência de fundamentos tradicionais, característica das criptos, não deveria inviabiliza-las.
Dados de avaliação
Outra forma de obter os riscos de um ativo e sua potencial recompensa é observando seu histórico de valores. É possível fazer isso com ações, bem como com criptomoedas, como bitcoin e ethereum.
Um termo chave que aparece quando se fala de acessar dados de valores é o Sharpe ratio. Trata-se de um cálculo do retorno dado pelo ativo em um investimento sobre sua volatilidade. O objetivo é maximizar seu valor. Um bom Sharpe ratio deve estar, geralmente, acima de 1.0.
Leia mais: Governo sul coreano planeja criar sua própria “BitLicense” para exchanges
Tendo em vista que todas as criptomoedas têm retornos massivos, seus Sharpe ratios estarão acima de 1.0, geralmente. Contudo, algumas são mais voláteis que outras. Utilizando o Sharpe ratio como ponto de inflexão, é possível determinar qual a melhor combinação de cripto ativos para atingir o nível desejado de volatilidade.
Isso é semelhante à forma como gerenciadores de portfolio determinam como dividir um portfolio nos Estados Unidos entre equity, equity estrangeira e bonds. A mistura certa minimizará a volatilidade para atingir a desejada taxa de retorno.
Caso você esteja interessado em fazer estas misturas, há uma boa explicação aqui (em inglês).
Todavia, o que se descobriu conversando com mais especialistas é que esta pesquisa possuía furos.
O primeiro é que muitas criptomoedas não possuem um longo histórico de valores, o que quer dizer que os dados tendem a ser inconsistentes.
Além disso, nota-se que todos os cripto ativos são altamente correlacionados entre si, algo que foi visto na última queda deste mercado. Por conta desta correlação, é difícil aconselhar onde alocar os ativos.
Leia mais: Bitcoin sobe para $9300!
Formas alternativas de avaliar criptomoedas
Líderes da esfera cripto estão buscando meios alternativos para acessar o valor fundamental de uma criptomoeda.
Fred Wilson, um cripto investidor proeminente, afirmou:
“É preciso ter alguma teoria fundamental de valor, e então aplica-la rigorosamente.”
Alguns dos fundamentos atualmente propostos para cripto ativos são:
- Razão de valor de network para transação (NVT) – isso quer dizer que a quantidade de volume negociado servirá como indicador do quão ativamente utilizado é um cripto ativo;
- Usuários ativos diariamente (ou endereços ativos diariamente, DAA) – quantos usuários utilizam cripto ativos em transações em uma média mensal?
- Oferta e procura aplicada aos cripto ativos através da economia monetária.
Análise qualitativa
Finalmente, quando pensamos em criptomoedas duradouras, como bitcoin, ou novas ICOs e altcoins, há sempre uma avaliação qualitativa. Isso quer dizer coisas diferentes para pessoas diferentes.
Alguns cripto traders ávidos alegam possuir os traços principais pelos quais devem procurar. Tais traços incluem:
- Procurar pelo time por trás de um projeto e avaliar sua aptidão para resolver problemas particulares;
- Procurar pelo white paper por trás de um token ou cripto ativo e avaliar se a relação entre problema e solução faz sentido;
- Observar como outros entusiastas de blockchain falam sobre o projeto, incluindo especialistas em cripto.
Por fim, nada do que foi dito é à prova de falhas. Algumas figuras de influência da esfera cripto começaram a oferecer “white paper como um serviço” para companhias, além de endossos para exchanges como forma de suborno.
O autor original deste post já foi abordado por uma destas figuras, que alegou que ele deveria fazer uma ICO. Em sua explicação, ele detalhou como apresentar os aspectos da forma correta para angariar mais fundos, finalizando:
“A parte de blockchain não é tão difícil. Eu posso te mostrar informações.”
Texto original por Tom Goldenberg, chefe de tecnologia na Commandiv.
Fonte: CoinDesk
Edição: Webitcoin