Dificuldade de mineração de Bitcoin diminui pela primeira vez desde setembro
Em 10 de dezembro de 2023, a dificuldade de mineração de Bitcoin (BTC) diminuiu 0,96% com uma hashrate média de 462,60 EH/s.
A diminuição na dificuldade de mineração ocorreu em meio a uma retração no preço do Bitcoin. Na noite de 11 de dezembro, o preço caiu para US$ 40.500.
Esta é a primeira redução na dificuldade de mineração desde meados de setembro de 2023, de acordo com o BTC.com. Uma mudança neste indicador afeta diretamente a data do halving, prevista para abril de 2024.
A última alteração no indicador ocorreu em 26 de novembro de 2023. Apresentou um aumento de 5,07% em relação ao valor anterior. A taxa de hash foi de 480,85 EH/s.
A próxima mudança na dificuldade de mineração deve ocorrer provisoriamente em 23 de dezembro de 2023. A previsão é de uma redução de 0,12%, de acordo com o BTC.com.
É importante notar que desde meados de setembro, a hashrate média na rede Bitcoin tem crescido quase constantemente. Um especialista da PlanB afirmou que isso se deve aos emissores de ETF.
“ETFs como BlackRock estão atualmente carregando BTC antecipadamente… através de mineradores em vez de exchanges. Comprar BTC diretamente nas exchanges impactaria muito o preço. Comprar indiretamente de mineradores afetaria a taxa de hash, mas não tanto o preço. Pode explicar a explosão atual da hashrate.”
De acordo com o analista, grandes empresas que compram Bitcoins diretamente de mineradores impactam o preço, transações muitas vezes envoltas em um aumento correspondente na taxa de hash.
- Veja também: Mercados de criptomoedas despencam US$ 80 bilhões com queda forte de XRP, ADA, DOT e LINK
*Este artigo é para fins informativos. Não visa aconselhamento de investimento, financeiro, jurídico, tributário ou outro qualquer.