Diretor da Bolsa de Valores suíça advoga sobre a criação de criptomoeda nacional
O diretor da Bolsa de Valores suíça, Romeo Lacher, falou em favor do desenvolvimento de uma criptomoeda nacional. Lacher sugeriu que o proposto “e-franc” fornecerá uma alavancada na economia da Suíça, além de fornecer um sistema de pagamento com benefícios que superam os sistemas tradicionais.
Leia mais: Bill Gates afirma que criptomoedas causaram mortes de forma significativamente direta
Diretor da Bolsa de Valores suíça defende o “E-Franc”
Robert Lacher, chefe da Bolsa de Valores suíça, se posicionou favoravelmente à criação de uma criptomoeda nacional, com lastro no banco central do país.
Lacher declarou sua crença de que haveriam vários lados positivos em se desenvolver uma criptomoeda administrada pelo estado, acrescentando que a Bolsa de Valores forneceria um forte apoio a qualquer iniciativa neste sentido.
“Um e-franc sob o controle do banco central criaria muitas situações sinérgicas — o que seria bom para a economia,” disse Romeo, acrescentando: “Eu não gosto de dinheiro.”
Banco Central não vê necessidade de criar uma criptomoeda
O diretor descreveu o hipotético desenvolvimento de uma criptomoeda nacional como uma excelente oportunidade para a Suíça estender sua posição como líder em inovações e adoção de moedas virtuais.
Em resposta aos comentários de Lacher, o Banco Nacional da Suíça emitiu uma declaração, assertando que o banco não vê necessidade em desenvolver uma criptomoeda nacional, acrescentando que os já existentes sistemas de pagamento que envolvem (ou não) o uso de dinheiro já funcionam de forma satisfatória.
Leia mais: Check mate: China planeja impedir que traders domésticos utilizem exchanges estrangeiras
Apesar do entusiasmo do diretor da Bolsa em relação a uma criptomoeda administrada pelo estado, ele reafirmou que a Bolsa de Valores e seus proprietários, o Grupo SIX, não permitirão trocas com tokens.
“Nós ainda não temos planos para admitir as trocas de criptomoedas, ou ICOs. Mas nós vemos muitas vantagens na utilização de blockchain nos nossos negócios,” ele disse.
Suíça se posiciona como líder internacional em tecnologia de ledger distribuída
Lacher também falou bem das políticas governamentais criadas para posicionar o país como um líder global em tecnologia de ledger distribuída tendo, contudo, reconhecido os riscos associados a ser o primeiro a adotar um fenômeno disruptivo. Ele disse:
“Eu acredito que a direção estratégica é boa, mas é como adentrar um nevoeiro. Você não sabe o que verá do outro lado. Muitos erros serão feitos, mas nós aprenderemos bastante com eles, e eu tenho certeza de que nós seremos bem sucedidos.”
Mês passado, o Ministro da Economia suíço, Johann Schneider-Ammann, disse que a Suíça deveria se esforçar para se tornar uma “nação cripto”, enquanto discursava na Crypto Finance Conferente, realizada em St. Mortiz. Durante a conferência, Johann descreveu as criptomoedas como “parte da quarta Revolução Industrial,” afirmando ser ainda muito cedo para determinar se as criptomoedas necessitarão de supervisão regulatória.
Leia mais: Mercado de criptomoedas se estabiliza em $450 bilhões, Bitcoin acima de $10.500 dólares
Fonte: Bitcoin.com
Edição: WeBitcoin