Diretor executivo russo diz ser muito arriscado investir em criptomoedas

“Investir em criptomoedas é muito, muito perigoso”

Vários analistas russos fizeram comentários a respeito de bitcoins e criptomoedas nas últimas semanas. O chefe da Sberbank, German Gref, declarou que criptomoedas estão se tornando parte do dia a dia na Rússia, no entanto, o chefe do banco VTB international, Riccardo Orcel, afirmou que o interesse russo em bitcoins tem sido exagerado pela mídia. Em outra notícia, o analista do eToro, Mikhail Maschenko, discutiu a crescente noção do bitcoin como uma proteção contra os mercados financeiros tradicionais no meio de investidores profissionais.

Criptomoedas “São um fato da… vida” – Chefe do Sberbank

O chefe do banco estatal russo Sberbank, German Gref, discutiu a crescente popularidade do bitcoin na Rússia. Ao falar em uma reunião da associação russa de empreendedores, Gref disse que “as moedas virtuais são um resultado natural da tecnologia blockchain. Podemos proibi-las, podemos dar-lhes boas-vindas. É comum alertarmos pessoas a não brincar com elas. Mas elas são um fato de nossa vida,” disse Gref em uma reunião da associação russa de empreendedores.

Gref advertiu contra o objetivo russo de tentar proibir prematuramente o bitcoin, enfatizando que criptomoedas abrangerão fenômenos duradouros, e que a economia crescente de criptomoedas oferecerá oportunidades consideráveis para negócios russos.

“Protecionismo é apenas a primeira reação do estado. Entretanto, tanto as instituições de dinheiro privadas como as estatais, que tentarão mudar a maneira como uma moeda é emitida, encontrarão eventualmente um lugar para as criptomoedas na economia,” disse Gref.

Investidores russos usam o Bitcoin como uma proteção contra mercados tradicionais

Ao falar com o RT, o analista do eToro, Mikhail Maschenko, discutiu o crescente interesse de investidores profissionais por criptomoedas. Maschenko disse que “Conforme o mercado a cripto tem se tornado menos volátil, a demanda por bitcoins tem crescido e um número crescente de investidores profissionais os vê como um seguro.”

Maschenko tem sido otimista com respeito as perspectivas de curto e médio prazo, ao dizer:

“Podemos ver o preço do bitcoin atingir $10.000 dólares em cerca de um mês ou menos. No entanto, tal aumento vai se basear em emoções, não em fatores fundamentais. Então, o futuro crescimento da criptomoeda vai exigir algo mais do que euforia… LedgerX lançou suas primeiras opções de longo prazo para bitcoins, com data de validade para 28 de dezembro de 2018. Nos próximos meses, continuaremos a ver a domesticação do bitcoin: a bolsa de opções CBOE e a bolsa de mercadorias CME estão planejando lançar ferramentas baseadas em criptomoedas num futuro próximo.”

Leia mais: Recuperação de preços de Bitcoin ‘Fantástica’, mas `Especulativa’

VTB Bank não acredita na popularidade do Bitcoin na Rússia

Riccardo Orcel, chefe do banco russo VB international, minimizou a popularidade do bitcoin na Rússia – descrevendo-a como exagerada pela mídia. Em entrevista à CNBC, na terça-feira, Orcel disse:

“Haviam especulações de algumas aquisições vindas de investidores russos, mas que além destes relatórios, como um banco, não haviamos visto muito em termos de fluxos. Havia certo interesse noticiado na imprensa, mas para ser honesto, eu não vi na Rússia um grande interesse em bitcoin.”

Presidente e diretor executivo do VTB Bank, Andrey Kostin, disse que é “um pouco cético” em relação às criptomoedas em geral.

“Vemos um grande fator de especulação em criptomoedas e eu acho que isso é perigoso. Até que governos decidam como regulá-las, eu penso que investir em criptomoedas será muito, muito perigoso.”

Talvez referindo à tecnologia blockchain, Kostin acrescentou:

“Claramente, Fintech é o futuro para a indústria bancária. Para um país do tamanho da Rússia, ter filiais ao redor de todo o país é obviamente impossível, então fintech é o futuro.”

Qual é sua resposta a estas opiniões divergentes na Rússia? Você acha que o bitcoin vai se tornar uma parte da vida cotidiana, ou a mídia está exagerando sobre a presença da criptomoeda na Rússia? Deixe sua opinião nos comentários!

Fonte: Bitcoin.com

Foto de Andre Cardoso
Foto de Andre Cardoso O autor:

André , ariano, engenheiro, empreendedor, trader de criptos profissional, palestrante e professor. Adora números, gráficos e aprender coisas novas.

andre.cardoso.btc/