Disney Plus vs Netflix

Disney Plus vs Netflix: Quem vai vencer a batalha do streaming?

Quando pessoas no mundo inteiro se disponibilizam a pagar uma assinatura da Netflix todo mês, alguém como a Disney precisa se virar e anunciar um serviço de streaming concorrente.

“Vamos enfrentá-la, há muitas plataformas de streaming de TV agora: Enquanto a Netflix criou o caminho, os sites Amazon Prime, Hulu, HBO Go e outros inundaram o mercado, dando aos espectadores mais possibilidades de conteúdo sob demanda do que nunca.”

A Disney murmurou sobre um possível serviço de streaming em grande parte de 2018, com um anúncio oficial vindo apenas em abril deste ano. Originalmente chamado de “Disney Play”, o serviço Disney Plus tem data de lançamento para 12 de novembro de 2019, e quase certamente será um sucesso.

Muitos de vocês podem se perguntar se a Disney Plus valerá uma taxa adicional ou se cancelarão a sua assinatura Netflix. Isso provavelmente se resumirá ao seu orçamento e ao tipo de títulos que você procura – e ainda estamos a vários meses do lançamento do Disney Plus. Enquanto isso, estamos aqui para analisar tudo o que você precisa saber sobre os dois.

Disney Plus vs Netflix: visão geral básica

A Netflix e o Disney Plus são serviços de streaming sob demanda para assistir a séries de TV e filmes. Netflix é o líder a ser batido por qualquer novo concorrente  que entrar na briga, com um número de 140 milhões de assinantes em todo o mundo e uma biblioteca gigantesca.

No momento há muitos outros serviços de streaming on-line (Hulu, HBO Go, Amazon Prime Video), mas nenhum deles conquistou tanto mercado quanto a Netflix, que se tornou um lar para o drama original, comédias, TV infantil, animação e muitos outros gêneros.

A Netflix, no entanto, confiou em muitos programas de TV clássicos que ficam cada vez mais caros para licenciar como Friends e The Office, e por isso está produzindo mais conteúdo original, com bilhões de espectadores, como Stranger Things. e Master of None.

A ascensão da Disney Plus também está removendo muito do conteúdo da Netflix, como todos os filme da Marvel, e as séries Marvel da Netflix (Dardevil, Luke Cage, Jessica Jones e Iron Fist). A Disney arrecada muito dinheiro (cerca de US $ 300 milhões) colocando seus filmes e propriedades na Netflix e em outros serviços, por isso deve ter previsões de lucro bastante altas para seu próprio serviço.

Conversamos com o analista Stephan Paternot, CEO da Slated, mercado de financiamento de filmes, por sua opinião sobre as perspectivas da Disney, e nos disse que “a Disney provavelmente dominará completamente”, devido à força de seus vários serviços subsidiários como Hulu e a ESPN.

“É simplesmente de tirar o fôlego a posição da ESPN (líder em esportes ao vivo), Disney + (uma biblioteca cada vez maior de franquias familiares de todos os tempos) e o Hulu (que é o mais próximo da Netflix e está subindo lentamente, em parte graças as lives e apoios por anúncios). “

Paternot também comentou sobre a capacidade da Disney de “monetizar” suas várias marcas e ativos entre cinema, TV, música e merchandising, dando-lhe uma vantagem de preço competitiva sobre a Netflix e, portanto, a liberdade de assumir maiores riscos financeiros.

Disney Plus vs Netflix: preço e disponibilidade

Para começar, o Disney Plus vai certamente reduzir o preço da Netflix. O Disney Plus custará US $ 6,99 por mês ou US $ 69,99 por ano nos EUA. Esse é um valor decente de acordo com o plano básico da Netflix de US $ 8,99 por mês.

A Netflix tem três planos, com o plano Padrão permitindo a visualização em HD e até duas telas sendo assistidas ao mesmo tempo – enquanto o plano Premium faz isso em quatro telas e visualização em resolução UHD / 4K.

A Disney anunciou que seu serviço de streaming poderá ser contratado junto com o Hulue a ESPNnos Estados Unidos, após fechar uma parceria com as duas marcas. Quem comprar o pacote terá acesso a filmes, séries de TV e programas esportivos. O Disney Plus, que estreia em 12 de Novembro, custará US$ 6,99 por mês. Se comprado junto com o Hulu e a ESPN+, o valor passa a ser de US$12,99 por mês — o preço do pacote padrão da Netflix nos Estados Unidos.

Disney Plus vs Netflix: conteúdo

O preço baixo é por conta da pequena biblioteca de conteúdo que a Disney terá no lançamento. O CEO da Disney, Robert Iger, afirmou que “nosso plano no lado da Disney é precificar isso substancialmente abaixo de onde a Netflix está. Isso reflete, em parte, pelo fato de ter um menor catalogo”.

Embora a Disney tenha acesso a muitas franquias de alto perfil (Marvel, Star Wars, Pixar, etc), ela não terá a infinita biblioteca de conteúdo da Netflix (cerca de 6.000 títulos). Devemos, no entanto, ter todos os filmes da Disney feitos no serviço, possivelmente desde o primeiro dia: isso é tudo, desde os filmes originais de Branca de Neve e Aladim até os filmes de Star Wars e a totalidade da Pixar. Os novos filmes da Disney serão adicionados ao serviço no ano seguinte após o lançamento nos cinemas.

A Disney também está produzindo novas séries para o serviço, incluindo uma série da franquia Star Wars escrita e produzida por Jon Favreau (Homem de Ferro, O Livro da Selva) chamada The Mandalorian. Sem mencionar os espetáculos de spin-off com o Tom Hiddleston interpretando o icônico Loki, além de Feiticeira Escarlate e Visão, e um série do Gavião Arqueiro.

Há claramente muito espaço para a Disney alavancar seu IP existente além da tela de cinema, enquanto a compra recente da 20th Century Fox também trará o catálogo completo da Simpsons e mais para o serviço.

Aí reside o maior problema da Netflix: franquias. A Netflix licencia muitos dos programas clássicos como The Office, Friends e Arrested Development, mas está tentando criar uma biblioteca de conteúdo original para evitar negociações difíceis de licenciamento e altas taxas de distribuição.

Paternot sugeriu que a Netflix se sairia bem “no curto a médio prazo, mas provavelmente seria empurrado para uma” faixa de conteúdo mais restrita “à medida que perdesse em franquias para a Disney.

Com títulos como Orange is the New Black, Master of None, Bojack Horseman e GLOW na Netflix. Sem mencionar mais de 100 indicações ao Emmy para vários shows, e um Oscar recente para Roma do ano passado.

A Netflix não é só quantidade, há muitos shows e variedades com altos índices de espectadores, e tem uma biblioteca boa o suficiente para permanência de seus assinantes.

Qual você prefere?

É difícil dizer com certeza antes do lançamento oficial do Disney Plus, mas está claro que o serviço de streaming da Disney terá alguns títulos de alta qualidade, novos e antigos, para atrair os fãs ao serviço.

O preço da assinatura mensal já é bastante atraente e dá a você um mês de conteúdo pelo preço de comprar um filme independente da Disney na iTunes ou na Rakuten TV. Mas ainda não sabemos exatamente o que estamos recebendo pelo dinheiro, especialmente se aqueles que estão fora dos EUA acabam recebendo menos títulos ou um preço menos atraente.

É provável que a Netflix mantenha a margem com seu grande número de títulos e, portanto, mais probabilidade de ter algo para cada um de seus usuários. Mesmo com as várias aquisições da Disney, o Disney Plus provavelmente será mais uma proposta de nicho, e se você não for um fã obstinado da Marvel ou um pai que precise de alguns desenhos Disney, é difícil ver o Disney Plus fazendo parte do seu dia a dia da mesma forma que a Netflix.

Fonte: TechRadar

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.