DNS da Cloudflare cai e leva grande parte da internet com ele

Interrupção de serviço na Cloudflare “para a Internet”; problema resolvido.

Muitos sites e serviços importantes ficaram inacessíveis por um período nessa última sexta-feira (18) devido a problemas no serviço DNS 1.1.1.1 da Cloudflare. A interrupção parece ter começado por volta das 18:00, horário de Brasília, e durou cerca de 25 minutos antes das conexões começarem a ser restauradas. O DNS do Google também foi afetado.

Alguns minutos depois a Cloudflare disse que “o problema foi identificado e uma correção estava sendo implementada”. O CEO Matthew Prince disse que o problema foi causado por um roteador ruim em Atlanta:

https://twitter.com/eastdakota/status/1284253034596331520?s=20

“Tivemos um problema que impactou algumas partes da rede Cloudflare. Parece que um roteador em Atlanta teve um erro que causou rotas ruins em nosso backbone. Isso resultou em tráfego incorreto para PoPs que se conectam ao nosso backbone.”

A empresa também divulgou uma declaração por e-mail enfatizando que este não foi um ataque ao sistema.

“Nesta tarde, vimos uma interrupção em algumas partes da nossa rede. Não foi o resultado de um ataque”, afirmou a empresa em comunicado. “Parece que um roteador em nosso backbone global gerou rotas ruins e fez com que algumas partes da rede não estivessem disponíveis. Acreditamos ter abordado a causa raiz e os sistemas de monitoramento quanto à estabilidade agora. Compartilharemos mais em breve – temos uma equipe escrevendo uma atualização enquanto falamos. ”

Discord, Feedly, Politico, Shopify e League of Legends foram afetados, dando uma ideia do tamanho do problema.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

O DNS, ou Domain Name System, é parte integrante da Web, conectando domínios a seus endereços IP (como 152.195.50.33). Se você ou o site que você usa fica inativo, não importa se os servidores de um site estão funcionando ou não – os usuários nem sequer podem alcançá-los. Os provedores de Internet geralmente têm seus próprios, mas geralmente são ruins; portanto, existem alternativas como o do Google, e a Cloudflare lançou seu serviço no final de 2018.

A Cloudflare twittou em seu perfil oficial que estava “investigando problemas em sua rede e que estava ciente que várias regiões e serviços foram afetados.”

Apesar de muita especulação sobre a causa da interrupção, não há evidências de que tenha sido causada por um ataque hacker.

Fonte: TechCrunch

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.