Do Bitcoin a blockchain: como elas são realmente usadas no mundo de hoje?

Caso de uso das criptomoedas

O Bitcoin e as altcoins recebem uma aceitação diferente das pessoas: de uma ferramenta especulativa para negociação a uma opção de investimento, ouro digital, etc. No entanto, a maioria delas tem outro propósito mais significativo, que de alguma forma é negligenciado pelas massas quando vêem apenas seus preços como moedas.

Embora a maioria das pessoas esteja ciente dos principais ativos digitais e do que eles devem fazer, vamos dar uma olhada em outras criptomoedas menos conhecidas e seu uso no mundo real, se houver.

Começando pelo Bitcoin

Vamos começar do topo de todas as criptomoedas por capitalização de mercado. O primeiro é o Bitcoin e serve como um método de pagamento eletrônico ponto a ponto. É uma moeda digital com valor e não pertence a nenhuma entidade central como um governo ou um banco central, de onde vem a palavra “descentralizada”.

Como é a maior e mais popular criptomoeda do mundo, naturalmente recebe mais atenção.

Em termos de uso real como forma de pagamento, em um vídeo recente um YouTuber viveu com Bitcoin por 24 horas. Ele tentou viver um dia inteiro em Londres usando apenas o BTC, sem depender de dinheiro ou cartões de crédito / débito.

Ele começa mostrando como comprar em uma das maiores exchanges de criptomoedas dos EUA – Coinbase. Como ele não podia usar bitcoins reais para pedir um táxi, ele precisava fazer isso por meio de cartões pré-pagos baseados em criptomoeda. Mais adiante, ele conseguiu comprar comida, encontrou alguns caixas eletrônicos de Bitcoin e até comprou uma passagem de avião para Amsterdã.

No geral, ele passa o dia com alguns problemas, provando que o Bitcoin percorreu um longo caminho nos últimos dez anos, mas ainda não é tão adotado em massa quanto a comunidade gostaria que fosse.

E quanto ao resto?

Se a maior criptomoeda teve alguns problemas sendo usada para seu verdadeiro objetivo em todo o mundo, o que resta para outros projetos menos conhecidos. O tópico foi abordado em um post do Reddit há alguns dias e atraiu muitas respostas. Os usuários estão mostrando vários exemplos de como diferentes projetos de criptomoedas e blockchain são implementados no mundo real, mas o número não é tão impressionante. No entanto, alguns deles são:

  • Steemit – um site e mídia social baseado em blockchain que recompensa os usuários com sua própria criptomoeda – Steem.
  • Particl – uma plataforma de mercado de privacidade de código aberto e descentralizada, construída com blockchain para trabalhar com qualquer criptomoeda.
  • LBRY – uma plataforma descentralizada de compartilhamento e publicação de conteúdo. Algumas semanas atrás, a maior plataforma de compartilhamento de vídeos (centralizada), o YouTube, começou a remover conteúdo relacionado a criptomoedas de seu site, e a comunidade pediu opções mais descentralizadas.
  • Travala.com – uma das maiores plataformas de reservas de viagens baseadas em blockchain, aceitando não apenas o Bitcoin e sua AVA de criptomoeda nativa como uma opção de pagamento principal, mas também os cartões PayPal e de Crédito / Débito.
  • Golem – computação em nuvem descentralizada.
  • Arweave – plataforma descentralizada para arquivar conteúdo.
  • Sia e Filecoin – ambos geralmente têm a mesma ideia, servindo como armazenamento digital descentralizado para dados.

Alguns outros projetos mencionados usados no mundo real incluem NANO, VeChain, Factom, Brave (BAT) e Monero.

No entanto, na maioria das vezes, o post está focado em argumentos reais entre os usuários, independentemente de a blockchain cumprir ou não sua promessa de ajudar a descentralizar campos comuns de nossos meios de subsistência. A maioria das pessoas concorda que a tecnologia oferece excelentes usos potenciais, mas ainda está para ser implementada de uma maneira que ajude o cidadão comum. Também vale a pena notar, porém, que ainda estamos nos estágios iniciais de sua evolução, semelhante a Internet em meados dos anos 90, e isso acabou sendo bastante perturbador, não foi?

Nesta cadeia de pensamento, talvez valha a pena notar o prognóstico de um dos mais importantes defensores da tecnologia baseada em blockchain, o investidor proeminente Tyler Winklevoss.

Ele afirmou recentemente que acredita que a tecnologia de contabilidade digital se tornará tão essencial quanto os e-mails. Além disso, ele acha que já conseguiu se tornar mais do que apenas um nicho.

Embora ainda haja um longo caminho a percorrer, talvez seja seguro dizer que as implementações são evidentes e que o campo está amadurecendo, esperançosamente, da maneira certa.

Fonte: CryptoPotato

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.