A comunidade da Dogecoin votou em uma pesquisa para decidir se a rede mudará de PoW para PoS
A comunidade da Dogecoin discute a possibilidade de mudança na abordagem de mineração da criptomoeda, passando de PoW para PoS
Desde 2021, o debate em torno da adoção da Dogecoin à Prova de Participação (PoS) ou a Prova de Trabalho (PoW) tem se mantido ativo. O líder de desenvolvimento da Dogecoin, Mishaboar, compartilhou suas inquietações em relação ao modelo PoS através de um tweet datado em 20 de agosto.
O cofundador da FBBT Holdings, Marshall Hayner, realizou uma pesquisa na qual mais de 60% dos participantes não apostariam no DOGE se ele adotasse a empilhamento. Em reação, Mishaboar afirmou que abandonaria a Dogecoin e se uniria a outra criptomoeda baseada em PoW se ela migrasse para PoS. Contudo, a probabilidade disso ocorrer ainda é baixa.
Mishaboar apontou que há uma considerável quantidade de DOGE nas exchanges, o que tornaria a adoção de PoS problemática devido a conflitos regulatórios e desafios de distribuição equitativa.
- Veja também: A Stablecoin Tether destaca-se nas transações diárias, ultrapassando até mesmo a MasterCard e o PayPal
A investigação sobre mecanismos de consenso alternativos não é problema se for feita de forma responsável, com base em dados sólidos e evitando exageros. Mas parece que a maioria das cadeias de PoS têm entrega insuficiente, são obscenamente centralizadas e administradas por desenvolvedores ricos que possuem bolsas enormes, falharam catastroficamente e/ou são difíceis de usar (jogar com Ethereum parece um assalto na estrada).
A opinião de Mishaboar é respaldada pela comunidade do Crypto Twitter. GoodShibe argumenta que a mudança para PoS beneficiaria apenas as baleias, tornando-as dominantes na moeda. Por outro lado, DogeAccept afirma que o sistema PoW do DOGE permite à comunidade proteger a rede, facilitando o funcionamento global da moeda.
Alguns investidores cripto acreditam que a mudança do DOGE para PoS traria vantagens em escalabilidade, eficiência energética e sustentabilidade ambiental. Na Conferência Mainnet de 2022, Vitalik Buterin, fundador da Ethereum, expressou otimismo sobre a evolução do Dogecoin para PoS.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future