Dogecoin X Shiba Inu: quem ganha como forma de pagamento?
Depois de atrair a atenção de muitos Traders e investidores no último período, Dogecoin e Shiba Inu estão começando a ser aceitos como meios de pagamento.
Ontem um restaurante em Paris parece ter decidido aceitar Shiba Inu (SHIB) como método de pagamento.
CoinMarketCap relata isso referindo-se a um vídeo compartilhado no Facebook no qual dois adesivos “Aceitamos SHIBA INU aqui” foram exibidos na janela do Le Bistrot d’Eleonore et Maxence”.
Na realidade, esta não é uma notícia particularmente relevante, porque existem dezenas de milhares de restaurantes em Paris, e um exemplo não faz diferença.
O preço do Shiba Inu (SHIB)
No entanto, parece que esta notícia foi suficiente para decolar ainda mais o preço do SHIB, de modo a fazê-lo tocar uma nova alta de todos os tempos (ATH) hoje, em 0,058 milésimos de dólar.
Para falar a verdade, o preço do SHIB vem crescendo desde o último sábado, tanto que, na última semana quase dobrou.
O valor subiu 660% nos últimos 30 dias, levando a token para a 11ª posição geral por capitalização de mercado, atrás da Dogecoin.
Dogecoin e Shiba Inu como meio de pagamento
O uso de tokens SHIB como meio de pagamento direto não é muito difundido. Ou seja, os Trades que o aceitam ainda são raras exceções, e muitas vezes são motivados acima de tudo por propaganda, dada a grande repercussão sobre Shiba Inu no setor de criptomoeda nos dias de hoje.
Dogecoin também raramente é aceito como método de pagamento direto, mas sua difusão ainda é muito mais ampla do que a de Shiba Inu.
Até à data, não é possível afirmar que DOGE ou SHIB sejam realmente utilizáveis como meio de pagamento, salvo raras exceções, que no que se refere ao SHIB são ainda mais raras.
O Bitcoin continua firmemente no topo do ranking das criptomoedas mais aceitas no mundo como meio de pagamento, graças sobretudo à moeda com curso legal em El Salvador, em seguida vem a Ethereum.
Pagamento em criptomoedas com cartões de crédito
O ponto, em questão. Agora é possível usar facilmente várias criptomoedas, em todo o mundo, para fazer pagamentos, graças aos cartões Visa ou Mastercard que podem ser inseridos na criptomoeda.
Certamente, usar um cartão que converte criptomoedas em fiduciárias antes de poder gastá-las é outra coisa do que gastá-las diretamente, enviando-as para a carteira do vendedor, mas a diferença entre os volumes de pagamentos feitos com esses cartões e aqueles feitos diretamente, sem intermediários ou conversões, ainda é tal que apenas o Bitcoin pode ser considerado realmente utilizável, como método de pagamento diário, e apenas em El Salvador.
Os movimentos fortes e rápidos de preços das criptomoedas como Shiba Inu ou Dogecoin, não só os tornam um meio de pagamento não particularmente interessante, mas também destacam como eles ainda são ativos especulativos, cujo principal objetivo é permitir que alguém os negocie na esperança de ganhar algum dinheiro.
Esta é uma característica comum de muitas criptomoedas e muitos tokens, então não apenas Shiba Inu ou Dogecoin, mas se faz sentido para aquelas criptomoedas que não pretendem ser moedas transacionais, em vez disso, faz aqueles que gostariam de perder credibilidade.
Mesmo em relação às criptografias mais estabelecidas, como a Ethereum, não é fácil encontrar alguém que as aceite como pagamento direto, mas dada a existência de cartões fiduciários que podem ser inseridos em criptomoedas.
A principal diferença nesse sentido está sendo feita pelo Bitcoin em El Salvador graças à moeda com curso legal, o que o torna aceitável como meio de pagamento para quem tem a possibilidade de sacá-lo.
Fonte: Cryptonomist
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future