Departamento de Justiça (DOJ) dos EUA pode processar a Binance

doj01 interna
Changpeng Zhao, CEO da Binance, está na mira de membros do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. Imagem: Wikipedia

Alguns membros do DOJ acreditam que há evidências suficientes para processar executivos, incluindo Changpeng Zhao, CEO da exchange

A Reuters publicou um artigo preocupante sobre a Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo: membros do Departamento de Justiça (DOJ) dos Estados Unidos estudam a possibilidade de processar a exchange por violações de sanções de internacionais e possível lavagem de dinheiro.

Contudo, os membros ainda não chegaram a uma conclusão final a respeito das investigações. Uns acreditam que há evidências suficientes para abrir um processo contra determinados executivos – incluindo Changpeng Zhao, CEO da Binance.

A investigação está em curso desde 2018 e seu foco principal está no mecanismo de compliance adotado pela companhia nos Estados Unidos. Quatro pessoas familiares ao caso teriam dito que ao menos seis membros do DOJ estão convencidos de que é necessário adotar uma postura mais agressiva contra a exchange.

Por fim, advogados do escritório Gibson Dunn, que representam a Binance, teriam feito reuniões com oficiais do DOJ ao longo dos últimos meses. O objetivo seria realizar um acordo discreto sobre os achados, uma vez que um escândalo poderia impactar, de maneira bastante considerável, o mercado de criptomoedas.

Segundo dados do CoinMarketCap, a Binance movimenta dez vezes mais valores que a Coinbase, segunda maior exchange do mundo. Além disso, a líder possui o maior número de criptomoedas (384) e de mercados (1.682) disponíveis no mercado.

Caso as denúncias sejam graves a ponto de causar um novo colapso, é pertinente esperar por uma grande sangria nos mercados à vista (Spot) e de derivativos em todo o mundo.

Foto de Rafael Motta
Foto de Rafael Motta O autor:

Jornalista, trader e entusiasta de tecnologia desde a infância. Foi editor-chefe da revista internacional 21CRYPTOS e fundador da Escola do Bitcoin, primeira iniciativa educacional 100% ao vivo para o mercado descentralizado. Foi palestrante na BlockCrypto Conference, em 2018.