Dólar canadense permanecerá no centro do sistema financeiro, não cripto
Permanecerá no centro do sistema financeiro do país, disse o presidente do banco central nesta segunda-feira, sobre o dólar canadense, respondendo a perguntas sobre a promessa de um candidato à liderança conservadora, de tornar o país a capital mundial do blockchain.
Há benefícios promissores da inovação no setor financeiro. Dito isso, certamente esperamos que o dólar canadense permaneça no centro do sistema financeiro canadense, disse o presidente do Banco do Canadá, Tiff Macklem, em depoimento perante um comitê da Câmara dos Comuns.
O Banco do Canadá está atualmente trabalhando em sua própria moeda digital do banco central, a chamada loonie digital, que poderia ser lançada se um leilão digital privado decolasse como sistema de pagamento.
Pierre Poilievre, um dos principais candidatos à liderança do Partido Conservador da oposição, disse que, se eleito, apoiará uma nova economia descentralizada e de baixo para cima e permitirá que as pessoas assumam o controle de seu dinheiro de banqueiros e políticos.
Ele postou vídeos de si mesmo comprando o almoço com o Bitcoin para enfatizar sua usabilidade e regularmente divulga as criptomoedas como um meio para os canadenses “excluírem a inflação”.
Poilievre lidera em todas as pesquisas antes da votação de setembro para escolher um novo líder conservador. No mês passado, Poilievre foi favorecido por 25% dos conservadores pesquisados pelo Instituto Angus Reid, em comparação com 20% de Jean Charest, seu candidato mais próximo.
O Banco do Canadá disse anteriormente que criptomoedas como Bitcoin são investimentos especulativos que não têm uma alegação plausível de se tornar o dinheiro do futuro.
O banco central passou para o estágio de desenvolvimento de sua moeda digital, disse a vice-presidente sênior Carolyn Rogers aos legisladores na segunda-feira, embora a decisão sobre se isso vai adiante ou não depende do governo.
Vemos nosso trabalho como pronto, feito o trabalho com antecedência, de modo que, se decidirmos que uma moeda digital do banco central é algo que beneficiaria os canadenses, estamos prontos para fornecê-la, disse ela.
Poilievre fez da contenção da inflação uma das principais questões de campanha, e criticou tanto o governo do primeiro-ministro liberal Justin Trudeau quanto o banco central por deixá-lo fora de controle.
A inflação no Canadá atingiu uma alta de 31 anos em 6,7% em março, enquanto países ao redor do mundo estão enfrentando uma demanda crescente e gargalos nas cadeias de suprimentos globais. A invasão da Ucrânia pela Rússia atingiu os preços das commodities, elevando ainda mais os preços.
O Bitcoin, por sua vez, atingiu um recorde acima de US$ 68.000 no final de 2021, antes de cair pela metade em janeiro. Agora, está sendo negociado perto de US $ 40.000.
Fontes de pesquisa: Thestar e Twitter.
Escritor, Compositor e Poeta, não necessariamente nesta ordem. Fissurado em Sci-fi e SteamPunk. Estudando e conhecendo as fascinantes redes Blockchain.