Dólar Digital: EUA conclui a primeira fase com sucesso
Órgão federativo dos Estados Unidos, o Fed, conclui o primeiro teste com o dólar digital, a ideia é aplicar CBDC em esfera global
De acordo com um relatório publicado pela NYIC, uma entidade criada para pesquisar esse CBDC, ou “Dólar Digital”, está desenvolvendo uma “estrutura técnica para uma implementação teórica” desse ativo digital. Criado em parceria com o Bank for International Settlements Innovation Hub (BISIH), o centro de pesquisa se concentrou em uma aplicação de atacado da CBDC.
O NYIC classificou esta primeira fase de teste como bem-sucedida, de acordo com o relatório. O teste ficou ativo por um período de 12 semanas e aproveitou a tecnologia blockchain para liquidar uma transação em um mercado de câmbio simulado. Esta fase estudou se os ativos digitais podem “entregar pagamentos rápidos e seguros” por um menor custo de liquidação.
Peter von Zelowitz, diretor do New York Innovation Center, enfatizou a importância do pagamento transfronteiriço para a economia global. Os ativos digitais e a tecnologia blockchain são uma solução para melhorar esse sistema. Zelowitz disse:
O Projeto Cedar Fase I revelou aplicações promissoras da tecnologia blockchain na modernização da infraestrutura crítica de pagamentos, e nosso experimento inaugural fornece uma plataforma de lançamento estratégica para mais pesquisas e desenvolvimentos sobre o futuro do dinheiro e dos pagamentos da perspectiva dos EUA.
O que o Fed descobriu durante o primeiro teste do dólar digital
Segundo o relatório, os trilhos financeiros legados podem liquidar uma transação de atacado para o mercado de câmbio em mais de 48 horas. O “Dólar Digital”, testado pelo Fed de Nova York, foi muito mais rápido e poderia reduzir o risco de contraparte e de crédito, ao mesmo tempo, em que dava às instituições mais liberdade e recursos para alocar em outros lugares.
- Veja também: Bitcoin atinge pico de 5 dias após Relatório de Emprego melhor do que o esperado nos EUA
Como pode ser visto no gráfico abaixo, o NYIC liquidou uma transação em média de 15 a 10 segundos. Esses resultados são uma melhoria significativa em relação aos métodos tradicionais de liquidação.
Além de suas transações rápidas, o teste revelou que uma CBDC poderia permitir “acordos atômicos”, a capacidade das partes de liquidar uma transação simultaneamente ou não liquidá-la. O relatório adicionou o seguinte sobre acessibilidade e segurança para este CBDC:
(…) o design permitia pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por semana e apoiava objetivos relacionados à interoperabilidade, permitindo transações em redes de livros-razão homogêneas representando uma variedade de instituições financeiras, incluindo bancos do setor central e privado.
O sucesso do primeiro teste do dólar digital não levar a lugar algum
Esta primeira fase do Project Cedar operou entre o Fed de Nova York e várias contrapartes em livros separados e “homogêneos”. No futuro, o centro de pesquisa realizará mais testes sobre o design e a interoperabilidade dessa implementação.
Em sua primeira fase, o CBDC operou sob um registro de saída de transação não gasta (UTXO), usado pelo Bitcoin e outras criptomoedas, com um consenso de Prova de Autoridade. Esse design pode mudar em testes futuros.
Por fim, como o teste é teórico, o centro de pesquisa não pode garantir sua aplicação no mundo real. Esta decisão deve ser tomada pelo Federal Reserve dos EUA. Falando sobre o futuro do projeto, The NYIC concluiu:
Como parte de sua pesquisa contínua do wCBDC, o NYIC explorará questões relacionadas à interoperabilidade e ao design do livro-razão, incluindo como obter concorrência e aplicar melhor as transações atômicas em diferentes sistemas de pagamento baseados em blockchain.
Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future