Dólar digital começa a ser testado por Bancos de Wall Street

Dólar Digital
Dólar Digital começa a ser testado pelos Bancos de Wall Street. – Imagem: Computer World

Fed de Nova Iorque convoca os grandes Bancos de Wall Street, como o Citigroup e MasterCard, para fazerem parte do projeto-piloto de testes o dólar digital

Gigantes globais de serviços financeiros, como MasterCard, Citigroup e outros, estão se unindo ao Federal Reserve Bank de Nova York, para iniciar um piloto de 12 semanas para um sistema de dólar digital.

O piloto apelidado de “rede de responsabilidade regulada” será conduzido em um ambiente de teste usando dados simulados, informou a Reuters. Além da MasterCard e do Citigroup, os grandes Bancos globais HSBC e Wells Fargo também estão envolvidos no projeto-piloto.

O objetivo do piloto é testar se os Bancos podem acelerar os pagamentos usando uma versão tokenizada do dólar em um banco de dados comum. O projeto, portanto, difere das criptomoedas tradicionais, que não dependem de um banco de dados, mas sim de livros distribuídos.

Um dólar digital é uma forma de moeda digital do Banco Central ou CBDC, para abreviar.

As opiniões divergem dentro do governo dos EUA e do Federal Reserve sobre se um CBDC é uma boa ideia, com um senador dos EUA chegando a sugerir a proibição de CBDCs.

Da mesma forma, muitos no setor bancário tradicional também se opõem a um dólar digital. De acordo com a American Bankers Association, os supostos benefícios de um CBDC são “incertos e improváveis ​​de serem realizados”, com o risco de minar o modelo de negócios dos Bancos.

Um CBDC dos EUA “não é necessário para digitalizar o dólar, já que o dólar é amplamente digital hoje”, acrescentaram os banqueiros em uma carta ao Federal Reserve na época.

Outros, no entanto, têm uma visão mais positiva. Entre eles está Michelle Neal, chefe do grupo de mercado do Fed de Nova York, que no início deste mês disse que sua equipe vê promessa no uso de um CBDC para acelerar o tempo de liquidação.

O tópico da CBDC, notavelmente, foi mencionado na Ordem Executiva do presidente Joe Biden sobre criptomoedas de fevereiro deste ano. Nele, o presidente disse que os EUA deveriam considerar formalmente o desenvolvimento de seu próprio CBDC.

Foto de Washington Leite
Foto de Washington Leite O autor:

Formado em Administração de Empresas, sou entusiasta da tecnologia e fascinado pelo mundo das criptomoedas, me aventuro no mundo do trade, sendo um eterno aluno. Bitcoin: The money of the future