Donald Trump está comprando bitcoin?

Ultimamente, várias hipóteses estão circulando sobre Donald Trump comprar bitcoin.

Na verdade, desde que Trump assumiu o cargo de 45º presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2017, foi levantada a hipótese de que ele é dono de Bitcoin, principalmente devido à sua persistência em tentar desvalorizar o dólar americano.

De fato, Trump nunca escondeu que ele é um forte defensor das medidas do Fed para expandir seu balanço, mas ele até fez lobby várias vezes para convencer o Banco Central dos EUA a retomar as medidas quantitativas de flexibilização, que ao longo dos anos favoreceu o crescimento dos índices de ações dos EUA e, em seguida, criou dólares do nada e os distribuiu diretamente aos cidadãos.

O fato é que, como resultado da emergência da Covid-19, essas medidas foram realmente adotadas, incluindo a criação de nada mais nada menos que uma quantia enorme de dólares que agora serão entregues à população.

Obviamente, as razões por trás das recentes medidas de emergência não têm nada a ver com bitcoin, embora ainda se presuma que elas possam ter um efeito inflacionário no dólar a longo prazo.

Para dizer a verdade, as medidas de impressão de dinheiro anteriores do Fed não causaram inflação do dólar, pois não geraram aumentos significativos nos preços de bens de consumo, mas geraram um aumento nos preços de muitas ações, que atingiram seus máximos de todos os tempos antes do colapso de março de 2020.

Desta vez, porém, é diferente, porque o Fed não apenas injetará dinheiro nos mercados financeiros, mas também o criará para distribuí-lo diretamente aos cidadãos.

Em teoria, isso deve produzir um aumento nos preços de bens de consumo, com uma conseqüente redução no poder de compra do dólar.

Se isso acontecer, provavelmente também será um grande benefício para o Bitcoin, cuja oferta de dinheiro não pode ser arbitrariamente aumentada e cuja produção de novos tokens será reduzida pela metade a partir de meados de maio.

Não é por acaso que, há alguns dias, Anthony Pompliano ficou muito surpreso ao perceber que uma grande massa de dólares seria criada e introduzida no mercado ao mesmo tempo em que o halving do bitcoin ocorre.

Neste ponto, o CSO da Blockstream, Samson Mow, perguntou-se ironicamente quanto Trump foi pago para anunciar Bitcoin, já que o que está acontecendo parece ser uma grande propaganda para o BTC.

Trump declarou não apenas que ele não é dono de bitcoin, mas que é tão contra ele que quer bani-lo se atingir um preço de US $ 100.000, embora seja sempre legítimo ter grandes dúvidas sobre a veracidade de suas declarações.

Além disso, considerando que desde 2017 que ele pede medidas expansivas do balanço do Fed, este poderia ter sido o ano em que ele investiu algo em bitcoin, embora até agora não haja evidências. Também vale lembrar que 2017 foi o ano da última grande bolha de preços do BTC

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.