Dubai lança registro de negócios relacionados a blockchain
O governo de Dubai está recorrendo ao blockchain para pavimentar o caminho para a entrada de investimentos estrangeiros na cidade-estado.
Em um anúncio realizado na terça-feira, o Departamento de Desenvolvimento Econômico (DED) da cidade revelou uma iniciativa de blockchain conjunta com a Dubai Silicon Oasis Authority, intitulada Dubai Blockchain Business Registry. O projeto, desenvolvido em colaboração com a Smart Dubai e o parceiro de longa dada e desenvolvedor de blockchain, IBM, facilitará ainda mais realizar negócios em Dubai e a entrada de investimentos estrangeiros diretos, disse o departamento de mídia de governo.
O projeto baseado na referida tecnologia visa agilizar o processo de estabelecer e operar um negócio em Dubai, habilitar trocas digitais eficientes de licenças e documentos, cobrindo todas as facetas de um negócio e, crucialmente, garantir a conformidade com as regras de Dubai.
O registro realizará seu primeiro piloto na Dubai Silicon Oasis (DSO), um parque tecnológico e também uma zona livre, apoiada e incentivada pelo governo, para habilitar o compartilhamento de informações licenciadas sobre registros descentralizados.
Leia mais: Malware é reformulado para afetar transações em exchanges
Como um grande endosso da tecnologia descentralizada, o projeto agirá como tecnologia principal por trás da Dubai Unified Commercial Registry (UCR) (ou Registro Comercial Unificado de Dubai), para armazenar e atualizar registros de companhias realizados pelo DED, além de libertar algumas autoridades de Dubai de certos fardos, acrescentou o anúncio.
Conforme relatado anteriormente, Dubai já desenvolveu uma plataforma em blockchain que registrará a propriedade de terras de toda a cidade até 2020.
Ambos os projetos fazem parte de uma estratégia maior, a “Estratégia de Blockchain de Dubai”, uma iniciativa que visa estabelecer Dubai como a primeira cidade-estado do mundo a ser totalmente apoiada por tecnologia blockchain até 2020, incluindo o governo da cidade.
“Tendo 100% de todas as transações do governo de Dubai sendo executadas em blockchain é o primeiro pilar da Estratégia de Blockchain de Dubai, e uma colaboração do governo com entidades do setor privado é crucial para o nosso sucesso,” revelou a diretora geral da Smart Dubai, Aisha Bin Blshr.
Notadamente, ela confirmou progresso em outros casos de uso baseados nesta tecnologia na cidade, declarando:
“O lançamento do Projeto de Registro Comercial é o atestado de nosso ímpeto de fazer Dubai funcionar sobre um blockchain até 2020. Nós estamos trabalhando em 20 ou mais casos de uso, com várias entidades da cidade, e esperamos lançá-los até o final do ano.”
Lançada no fim de 2016, a Estratégia de Blockchain de Dubai revelou que sua primeira promessa é manter parte da cidade focada em na tecnologia descentralizada, com o intuito de executar todas as transações e guardar todos os documentos governamentais em um blockchain até o fim da década.
Leia mais: “Nós precisamos respeitar o interesse desta geração por Bitcoin”, afirma diretor do CTFC
Fonte: CCN