Dubai lançará sistema baseado em blockchain que servirá como um histórico da vida dos veículos

A Autoridade de Estradas e Transporte de Dubai (RTA) anunciou seus planos de lançar um sistema baseado em blockchain para gerenciar a vida útil dos veículos, previsto para 2020.

Este sistema fornecerá aos clientes um histórico do veículo, da manufatureira até o ferro velho, de acordo com uma notícia publicada pelo veículo midiático local Arabian Business.

Leia mais: HSBC poderá processar pagamentos através de blockchain em breve

O projeto baseado em blockchain, formado em parceria com a iniciativa Dubai 10x, mostraria registros transparentes de cada etapa da vida do veículo. A iniciativa planeja começar cobrindo todos os carros de Dubai, antes de expandir para todos os carros dos Emirados Árabes Unidos.

A Dubai 10x foi lançada no ano passado durante o World Government Summit, sediado pelo xeique Sheikh Hamdan bin Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o Príncipe de Dubai, e o diretor do Conselho Executivo de Dubai. O site da iniciativa declara que seu objetivo é “abarcar inovações disruptivas como um mantra fundamental de suas operações, além de buscar formas de incorporar suas metodologias em todos os aspectos de seu trabalho.”

Resultado de imagem para vehicle dubai

Segundo Mattar Al Tayer, diretor executivo da RTA, o sistema de gerenciamento da vida útil do veículo será a primeira plataforma governamental que fornecerá registros genuínos do histórico do veículo:

“A plataforma beneficia muitos interessados, incluindo manufatureiras de carros, concessionárias, reguladores, companhias de seguro, compradores, vendedores e até estacionamentos, fornecendo transparência e confiança em transações de veículos, prevenindo disputas e reduzindo o custo dos serviços. O sistema rastreia o proprietário, as vendas das o veículo foi objeto, além de manter um histórico de acidentes para criar um sistema inteligente e eficiente de cadeias de abastecimento.”

O Arabian Business relatou que o projeto terá o IBM como consultor estratégico, e parceiros futuros incluirão a Oficina Mecânica de Dubai, a polícia da cidade, seu Departamento de Desenvolvimento Econômico, a Autoridade dos Emirados para Padronização e Metrologia, Emirates ID, e o Ministério dos Assuntos Interiores.

Leia mais: Valor do ZClassic acima dos US$100 durante dia previsto para o fork

A iniciativa está de acordo com o objetivo de Dubai em se tornar o primeiro “governo blockchain” até 2020. Em outubro do ano passado, Dubai anunciou que criaria sua própria criptomoeda, a emCash, através do governo local. Também em outubro, foi sediado o primeiro programa de treinamento de programadores apoiado pelo governo, direcionado a desenvolvedores de Ethereum, em colaboração com uma companhia de blockchain localizada no Brooklyn.

Contudo, Dubai e os Emirados Árabes Unidos publicaram diversos alertas durante a primavera do ano passado sobre os riscos apresentados por ICOs, além do uso de criptomoedas como um método de pagamento legal, devido ao anonimato e a possibilidade de seu uso para fins escusos.

Leia mais: Starbucks Coin? Executivo diz que cafeteria ‘provavelmente’ usará Blockchain

Edição: WeBitcoin