É melhor manter seus ativos em uma wallet ou em exchanges centralizadas?
Exchanges centralizadas x wallets de criptomoedas
Após o incidente de 19 de janeiro, quando Peter Schiff, CEO da Euro Pacific Capital, alegou ter perdido todos os Bitcoins que possuía em sua wallet, especialistas estão sugerindo e incentivando os usuários a manter suas moedas em exchanges de criptomoedas, em vez de armazená-las em carteiras que exijam frases de segurança e chaves privadas, que uma vez perdidas, é difícil acessar as contas da carteira novamente.
De acordo com o tweet de Peter, sua wallet de criptomoedas foi corrompida, portanto, sua senha não é mais válida; além disso, ele não teve acesso à frase inicial para ajudá-lo a recuperar as moedas armazenadas.
De acordo com o co-fundador e CEO da Binance, Changpeng Zhao, em um tweet recente. Ele argumentou que, como a maioria das pessoas não consegue armazenar suas chaves com segurança, uma exchange centralizada confiável é a melhor solução e a mais “SAFUer” (gíria usada na comunidade de criptomoedas para se referir a mais segura).
https://twitter.com/cz_binance/status/1218973539207770113?s=20
Um sistema descentralizado é mais seguro?
Armazenar moedas em exchanges de criptomoedas pode ser mais vantajoso para a maioria dos investidores desinformados do que armazená-los em uma wallet de criptomoedas, de acordo com especialistas em finanças. Embora isso venha com críticas pesadas, não há mal algum em ter uma mente aberta ao abordar a tecnologia blockchain. Dependendo do tipo de investidor, comerciante de longo prazo ou de maior frequência, o armazenamento de suas moedas em exchanges de criptomoedas tem suas vantagens e desvantagens.
A segurança da Blockchain determina que, para que as moedas dos usuários estejam protegidas contra hackers e fraudadores, é aconselhável garantir que certas medidas sejam implementadas. Essas medidas incluem; um sistema descentralizado para as exchanges de criptomoedas em vez de uma centralizada, o uso de contratos inteligentes em conjunto com um sistema descentralizado que aumentará a segurança das moedas dos usuários.
Armazenar suas moedas digitais em exchanges de criptomoedas tem um benefício principal para o usuário, pelo qual há menos ou nenhum custo de transferir as moedas armazenadas durante a negociação. Ao contrário, ao usar uma carteira externa, as taxas estão associadas à transferência para acessar o serviço de câmbio, que, se acumulado, pode somar uma grande parte de suas moedas.
- Ouça nosso podcast: Webitcast #12 – Top 5 moedas para ficar de olho em 2020
As exchanges de criptomoedas investiram pesadamente na adição de protocolos de segurança em seus sistemas para afastar hackers e fraudadores, protegendo, portanto, as moedas dos usuários.
Note-se que o armazenamento de suas moedas nessas exchanges vem com suas medidas de riscos. Como a maioria delas usa um modo de operação centralizado, elas oferecem aos hackers um meio para comprometer o sistema e possivelmente sequestrar as moedas armazenadas dos usuários. Um caso recente foi observado há alguns meses na Binance, com os hackers roubando mais de 7.000 Bitcoin, avaliados em mais de US $ 43 milhões na época.
Como você sabe que as transações são irreversíveis, uma vez que os hackers roubam as moedas quase nada pode ser feito.
Fonte: ZyCrypto
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.