É melhor manter seus ativos em uma wallet ou em exchanges centralizadas?

Exchanges centralizadas x wallets de criptomoedas

Após o incidente de 19 de janeiro, quando Peter Schiff, CEO da Euro Pacific Capital, alegou ter perdido todos os Bitcoins que possuía em sua wallet, especialistas estão sugerindo e incentivando os usuários a manter suas moedas em exchanges de criptomoedas, em vez de armazená-las em carteiras que exijam frases de segurança e chaves privadas, que uma vez perdidas, é difícil acessar as contas da carteira novamente.

De acordo com o tweet de Peter, sua wallet de criptomoedas foi corrompida, portanto, sua senha não é mais válida; além disso, ele não teve acesso à frase inicial para ajudá-lo a recuperar as moedas armazenadas.

De acordo com o co-fundador e CEO da Binance, Changpeng Zhao, em um tweet recente. Ele argumentou que, como a maioria das pessoas não consegue armazenar suas chaves com segurança, uma exchange centralizada confiável é a melhor solução e a mais “SAFUer” (gíria usada na comunidade de criptomoedas para se referir a mais segura).

Um sistema descentralizado é mais seguro?

Armazenar moedas em exchanges de criptomoedas pode ser mais vantajoso para a maioria dos investidores desinformados do que armazená-los em uma wallet de criptomoedas, de acordo com especialistas em finanças. Embora isso venha com críticas pesadas, não há mal algum em ter uma mente aberta ao abordar a tecnologia blockchain. Dependendo do tipo de investidor, comerciante de longo prazo ou de maior frequência, o armazenamento de suas moedas em exchanges de criptomoedas tem suas vantagens e desvantagens.

A segurança da Blockchain determina que, para que as moedas dos usuários estejam protegidas contra hackers e fraudadores, é aconselhável garantir que certas medidas sejam implementadas. Essas medidas incluem; um sistema descentralizado para as exchanges de criptomoedas em vez de uma centralizada, o uso de contratos inteligentes em conjunto com um sistema descentralizado que aumentará a segurança das moedas dos usuários.

Armazenar suas moedas digitais em exchanges de criptomoedas tem um benefício principal para o usuário, pelo qual há menos ou nenhum custo de transferir as moedas armazenadas durante a negociação. Ao contrário, ao usar uma carteira externa, as taxas estão associadas à transferência para acessar o serviço de câmbio, que, se acumulado, pode somar uma grande parte de suas moedas.

As exchanges de criptomoedas investiram pesadamente na adição de protocolos de segurança em seus sistemas para afastar hackers e fraudadores, protegendo, portanto, as moedas dos usuários.

Note-se que o armazenamento de suas moedas nessas exchanges vem com suas medidas de riscos. Como a maioria delas usa um modo de operação centralizado, elas oferecem aos hackers um meio para comprometer o sistema e possivelmente sequestrar as moedas armazenadas dos usuários. Um caso recente foi observado há alguns meses na Binance, com os hackers roubando mais de 7.000 Bitcoin, avaliados em mais de US $ 43 milhões na época.

Como você sabe que as transações são irreversíveis, uma vez que os hackers roubam as moedas quase nada pode ser feito.

Fonte: ZyCrypto

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.