É oficial! Telegram está fora do projeto TON
Através de seu CEO, Telegram confirmou de maneira oficial que está fora do projeto TON
O Telegram anunciou que cessará todo o envolvimento ativo com a blockchain da TON. O CEO do Telegram, Pavel Durov, anunciou a notícia em um post da Telegra.ph em 12 de maio de 2020, que declarou oficialmente encerrado o trabalho do Telegram com a TON. Durov anunciou:
“Estou escrevendo este post para anunciar oficialmente que o envolvimento ativo do Telegram com a TON acabou.”
As notícias são divulgadas logo após um grupo independente de desenvolvedores decidir se separar da versão da TON do Telegram. O recém-criado Free TON marcou seu dia da independência em 7 de maio, completo com sua própria Declaração de Descentralização.
Contudo, no triste post de terça-feira, Durov questionou a capacidade de trazer a descentralização para um mundo centralizado. Durov escreveu:
“Estamos em um círculo vicioso: você não pode trazer mais equilíbrio a um mundo excessivamente centralizado exatamente porque é tão centralizado. Embora nós tenhamos tentado.
Telegram acumulou dois anos e meio de danos
A decisão do Telegram de encerrar toda a cooperação com a TON ocorre após uma longa batalha legal com os tribunais dos EUA. Os planos do Telegram de integrar a blockchain da TON foram interrompidos desde o início quando um tribunal dos EUA decidiu que a moeda da blockchain – GRAM – era um token de segurança que não podia ser vendido nos EUA ou em qualquer outro lugar.
Durov não menciona como isso afetará a batalha em curso do Telegram com os reguladores dos EUA. O caso será repentinamente descartado completamente? Durov não diz. Entretanto, o Telegram já se ofereceu para reembolsar os investidores em 72% de seus investimentos originais. Eles também oferecem pagar aos investidores 110% de seus investimentos até 30 de abril de 2021, se mantiverem seus fundos bloqueados no Telegram por enquanto.
O CEO do Telegram criticou a capacidade do governo dos EUA de exercer poder arbitrário, o que afeta a vida das pessoas em todo o mundo. Mas, apesar da óbvia raiva de Durov com a teimosia do sistema legal, ele deixou a porta aberta para as próximas gerações de empreendedores – que, segundo ele, continuarão a luta.
“Estamos deixando para as próximas gerações de empreendedores e desenvolvedores pegar a bandeira e aprender com nossos erros”, escreveu Durov.
Fonte: CryptoPotato